INTERLOCUSSÕES ENTRE PRÁTICA DE ENSINO E DE PESQUISA - ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DE GESTORES SOBRE A AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

  • Autor
  • Laila Gabrielle Naymaer Gonçalves
  • Co-autores
  • Paloma Neto Rodrigues , Paula Etyele Barros de Sousa , Rochele da Silva Santaiana
  • Resumo
  •  

    O trabalho aqui apresentado emerge de uma prática de ensino e pesquisa realizada no componente curricular Histórias do currículo: Campo de disputas e reinvenções, do curso de pós-graduação: Gestão do Currículo na Formação Docente da unidade da UERGS em Alegrete. O objetivo geral visou investigar a compreensão de gestores municipais sobre a Avaliação Nacional da Alfabetização, Prova ANA. Justifica-se esse estudo por entender que a realização no terceiro ano do Ensino Fundamental, desta avaliação em larga escala, é um tema atual e importante. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como pensada no campo das ciências humanas, sendo de abordagem qualitativa, dialogando como autores como CAMOZZATO e COSTA (2013), ALAVARSE (2013), DICKEL (2016), entre outros. Foi realizada uma análise documental das orientações da Prova ANA bem como um estudo de caso onde foram escolhidas duas secretarias de educação, de dois municípios da fronteira oeste, bem como uma escola de cada um desses municípios. Foram aplicados enquanto instrumentos de levantamento de dados, questionários com gestores das mantenedoras e das duas escolas. Pudemos então conhecer um pouco mais como funciona na prática a prova ANA, como os gestores a conhecem e como seus resultados geram efeitos no currículo, nas práticas escolares e até mesmo no que se refere a inclusão de alunos. Ficou evidente que há necessidade de investimento em formações e discussões sobre avaliação em larga escala em sua interlocução com o campo curricular. Considerou-se ao término deste trabalho que as equipes gestoras das escolas e mesmo as mantenedoras parecem ainda não ter retornos suficientes a nível federal para discussão com suas redes. Análises evidenciaram dificuldades de aproveitamento dos resultados da prova ANA como forma de entender, e prever estratégias de melhoria nos processos de aprendizagem dos alunos principalmente os alunos da inclusão.

     

  • Palavras-chave
  • Currículo, Avaliação, Prova ANA
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica