Pesquisa Sonora e Composição com Sons do Cotidiano

  • Autor
  • Henrique PELLIN
  • Co-autores
  • Cristina Rolim WOLFFENBÜTTEL , Ana Maria Bueno ACCORSI
  • Resumo
  •  

    Diversas transformações tecnológicas fizeram com que a paisagem sonora mundial fosse se modificando ao longo dos anos. A Música, como representação do mundo, acaba por refletir o devir, apropriando-se do novo universo de sons e silêncios, gerando novas formas de ouvir e pensar Música. Desde o início do Século XX, sons considerados ruídos passaram a ser integrados às novas sonoridades, abraçando as transformações mundiais. Nesse sentido, surgiram alguns questionamentos: Quais sons do cotidiano podem ser utilizados para fins músico-composicionais? Como os sons do cotidiano podem ser organizados com vistas à construção de composições musicais? Esta pesquisa objetivou investigar sons do cotidiano com vistas à elaboração de composições musicais. A metodologia incluiu as seguintes etapas: exploração e coleta de sons do cotidiano, organização dos sons do cotidiano por categorias sonoras, análise dos sons em relação às categorias, planejamento de composições musicais a partir dos sons coletados no cotidiano, elaboração das composições musicais, apresentações das composições musicais. Como resultados constatou-se que toda a sorte de sonoridades pode ser utilizada para fins músico-composicionais. Além disso, foram elaboradas nove composições musicais concretas/mistas, concretas e eletroacústicas, respondendo ao questionamento sobre como os sons do cotidiano podem ser organizados para a elaboração composicional, alcançando-se, portanto, o objetivo da pesquisa. Como desdobramentos encontra-se em fase de elaboração a construção de uma proposta pedagógico-musical baseada na composição com sons do cotidiano da cidade de Montenegro/RS, a fim de ser desenvolvida em escolas públicas da cidade. Do mesmo modo, está em fase de finalização a elaboração de artigos científicos sobre Música e Estética, a fim de serem submetidos aos periódicos da área. Por fim, pretende-se organizar a curadoria de uma exposição músico-visual, para o ano de 2019, a partir dos sons e imagens coletados em Montenegro/RS, bem como das composições resultantes desta investigação.

     

  • Palavras-chave
  • Composição, música, paisagem sonora, educação musical.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica