A RELEVÂNCIA DO TRABALHO COM OS SISTEMAS DISCURSIVOS PARA O LETRAMENTO ACADÊMICO

  • Autor
  • Julyana Quaresma AZEREDO
  • Co-autores
  • Patrícia Inês Kemper BACK , Guydiana Moura dos SANTOS , Endrio Rodrigo WEBERS , Luciane SIPPERT
  • Resumo
  • A leitura e a escrita representam um grande desafio para alunos iniciantes na graduação, uma vez que o processo de construção de sentidos requer lidar com conceitos teóricos, que os alunos têm pouco conhecimento, especialmente, no que se refere às relações linguístico-textuais. Esses obstáculos podem advir da pouca familiaridade por parte dos alunos com práticas de leitura e escrita, pouco vivenciadas em seu cotidiano. Com isso sentem dificuldades para organizar suas ideias e expressá-las por escrito, com adequação ao meio acadêmico. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância de tornar explícitos conceitos relacionados aos sistemas discursivos de identificação e periodicidade para o letramento acadêmico. Trata-se de um projeto piloto da pesquisa-ação “Letramento acadêmico: práticas de escrita/reescrita sob a perspectiva da Linguística Sistêmico Funcional” realizado na Uergs, Unidade em Três Passos, no primeiro semestre de 2018, a partir da análise de dez textos escritos e reescritos por acadêmicos dos semestres iniciais dos cursos de Gestão Ambiental e Agronomia.  A análise dos dados foi realizada a partir de uma perspectiva interpretativista e da Linguística Sistêmico Funcional, buscando identificar as mudanças na reescrita dos textos produzidos, por meio da comparação entre as duas versões. Os resultados evidenciam uma melhora significativa na reescrita dos textos produzidos pelos alunos, especialmente, em relação à progressão referencial e temática. No entanto, sentiu-se a necessidade de explorar e aprofundar ainda mais a relação teórico-prática dos sistemas discursivos de identificação e periodicidade durante o curso de Letramento acadêmico a ser realizado posteriormente e aberto para os acadêmicos interessados, matriculados na UERGS no primeiro semestre de 2018. Espera-se com este trabalho capacitar os alunos a produzirem textos mais fluentes, coesos e coerentes, capazes de atender aos propósitos sociocomunicativos almejados, no meio acadêmico. Agradecimentos: Ao CNPq, FAPERGS e PROPPG/UERGS pela concessão de bolsas de Iniciação Científica.

     

  • Palavras-chave
  • Escrita, Reescrita, Identificação, Periodicidade, Progressão textual.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica