FORMAÇÃO DOCENTE E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO
Paulo Cesar Costa Ávila[1],
Taiane Barcellos Brião Colares[2],
Veronice Camargo da Silva[3]
O objetivo geral deste trabalho foi analisar as contribuições do letramento acadêmico às práticas pedagógicas. Também foi possível reconhecer a(s) influência(s) do letramento acadêmico na prática docente. Partindo das ideias de Street (1998), o letramento acadêmico é um modelo que se encaixa no modelo ideológico sendo concebido, portanto, como prática social e não habitual neutra. Com relação à prática docente, Tardif (2002, p.54) ressalta que os saberes experienciais não são saberes como os demais, são, ao contrário, formados de todos os demais, mas retraduzidos, ‘polidos’ e submetidos às certezas construídas na prática e na experiência. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram 40 profissionais de educação da rede pública municipal, os quais realizaram um curso de extensão oferecido por uma universidade pública do RS. Para fins de análise, foram selecionadas falas de 6 professores, denominados P1, P2, P3, P4, P5 e P6 cujas respostas foram consideradas mais significativas em relação aos objetivos propostos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa e como instrumento aplicou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas Os dados resultam no entendimento de que o curso os qualificará ainda mais na medida em que acreditam que o curso amplia seus conhecimentos (P1), bem como valorizam as “trocas de experiências” (P2). Entendem que há (P3 e P5) compreensão dos conteúdos programáticos para as práticas docentes e que é possível “sua aplicabilidade” (P4) aos “seus pares e em sala de aula” (P6). Com isso, destaca-se que, a partir da presença da universidade nos espaços de formação, é possível proporcionar diálogos e debates reflexivos entre os profissionais e acadêmicos como prática social, contemplando a qualificação profissional com o intuito de fomentar a construção da identidade docente.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica