FORMAÇÃO DOCENTE E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO

  • Autor
  • PAULO CESAR COSTA ÁVILA
  • Co-autores
  • TAIANE BARCELLOS BRIÃO COLARES
  • Resumo
  • FORMAÇÃO DOCENTE E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO

     

    Paulo Cesar Costa Ávila[1],

    Taiane Barcellos Brião Colares[2],

    Veronice Camargo da Silva[3]

     

    O objetivo geral deste trabalho foi analisar as contribuições do letramento acadêmico às práticas pedagógicas. Também foi possível reconhecer a(s) influência(s) do letramento acadêmico na prática docente. Partindo das ideias de Street (1998), o letramento acadêmico é um modelo que se encaixa no modelo ideológico sendo concebido, portanto, como prática social e não habitual neutra. Com relação à prática docente, Tardif (2002, p.54) ressalta que os saberes experienciais não são saberes como os demais, são, ao contrário, formados de todos os demais, mas retraduzidos, ‘polidos’ e submetidos às certezas construídas na prática e na experiência. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram 40 profissionais de educação da rede pública municipal, os quais realizaram um curso de extensão oferecido por uma universidade pública do RS. Para fins de análise, foram selecionadas falas de 6 professores, denominados P1, P2, P3, P4, P5 e P6 cujas respostas foram consideradas mais significativas em relação aos objetivos propostos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa e como instrumento aplicou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas Os dados resultam no entendimento de que o curso os qualificará ainda mais na medida em que acreditam que o curso amplia seus conhecimentos (P1), bem como valorizam as “trocas de experiências” (P2). Entendem que há (P3 e P5) compreensão dos conteúdos programáticos para as práticas docentes e que é possível “sua aplicabilidade” (P4) aos “seus pares e em sala de aula” (P6). Com isso, destaca-se que, a partir da presença da universidade nos espaços de formação, é possível proporcionar diálogos e debates reflexivos entre os profissionais e acadêmicos como prática social, contemplando a qualificação profissional com o intuito de fomentar a construção da identidade docente.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • LETRAMENTO ACADÊMICO - PRÁTICA DOCENTE - QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
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