FORMAÇÃO E APTIDÃO : UMA VIA DE MÃO DUPLA

  • Autor
  • ROBERTA SOLANGE MACIEL LUCAS
  • Resumo
  •  

    OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO COTIDIANO ESCOLAR DAS ESCOLAS DE SANTANA DO LIVRAMENTO.

    Com o intuito de relatar experiências vividas e como a formação dos profissionais vem se relacionando com a realidade encontrada nas escolas para as quais são designadas, e se a sua formação condiz com o cargo que se pré dispõe a assumir.  Rever o papel dos cursos de graduação ofertados na cidade e região, e de que maneira estes vem contribuindo com esse desenvolvimento local, quantos e onde se encontram esses profissionais habilitados por essas universidades. O importante papel desenvolvido por movimentos sociais na luta por uma educação do campo de qualidade para todos, pensou-se este projeto

    OBJETIVOS

    GERAL

    Analisar a formação de educadores das escolas de educação do campo de Santana do Livramento.

    ESPECÍFICOS

    Estudar as transformações da educação do campo.

    Relacionar os cursos de formação ofertados na cidade, e suas contribuições com a educação do campo.

    METODOLOGIA

    Pesquisa de campo do tipo estudo de caso com prévia pesquisa bibliográfica. Os  instrumentos são observação não participante de projeto, questionário contendo 13 perguntas abertas direcionadas a 25 profissionais de 10 escolas estaduais e municipais e das universidades  Unipampa, ufsm e Ufpel com seus campus em Santana do Livramento.

    REFERENCIAL TEÓRICO

    FREIRE(1969) desencadeia e explica várias inquietações que aqui serão observadas. O papel do educador, do educando e as suas correlações.

    PIMENTA(1999) A formação de professores, identidade e saberes, e  seu papel na sociedade, bem como o papel da sociedade com este profissional.

    FRIGOTTO(2000)  Destaca-se o Trabalho como fundamento criador da vida humana. Daqui é que surge o trabalho/emprego, o trabalho assalariado.

    CALDARTE (2009) A Educação do campo nasceu como crítica à realidade da educação brasileira, particularmente à situação educacional do povo brasileiro que trabalha e vive no/do campo.

     

  • Palavras-chave
  • educação do campo; formação de educadores
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
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