OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO COTIDIANO ESCOLAR DAS ESCOLAS DE SANTANA DO LIVRAMENTO.
Com o intuito de relatar experiências vividas e como a formação dos profissionais vem se relacionando com a realidade encontrada nas escolas para as quais são designadas, e se a sua formação condiz com o cargo que se pré dispõe a assumir. Rever o papel dos cursos de graduação ofertados na cidade e região, e de que maneira estes vem contribuindo com esse desenvolvimento local, quantos e onde se encontram esses profissionais habilitados por essas universidades. O importante papel desenvolvido por movimentos sociais na luta por uma educação do campo de qualidade para todos, pensou-se este projeto
OBJETIVOS
GERAL
Analisar a formação de educadores das escolas de educação do campo de Santana do Livramento.
ESPECÍFICOS
Estudar as transformações da educação do campo.
Relacionar os cursos de formação ofertados na cidade, e suas contribuições com a educação do campo.
METODOLOGIA
Pesquisa de campo do tipo estudo de caso com prévia pesquisa bibliográfica. Os instrumentos são observação não participante de projeto, questionário contendo 13 perguntas abertas direcionadas a 25 profissionais de 10 escolas estaduais e municipais e das universidades Unipampa, ufsm e Ufpel com seus campus em Santana do Livramento.
REFERENCIAL TEÓRICO
FREIRE(1969) desencadeia e explica várias inquietações que aqui serão observadas. O papel do educador, do educando e as suas correlações.
PIMENTA(1999) A formação de professores, identidade e saberes, e seu papel na sociedade, bem como o papel da sociedade com este profissional.
FRIGOTTO(2000) Destaca-se o Trabalho como fundamento criador da vida humana. Daqui é que surge o trabalho/emprego, o trabalho assalariado.
CALDARTE (2009) A Educação do campo nasceu como crítica à realidade da educação brasileira, particularmente à situação educacional do povo brasileiro que trabalha e vive no/do campo.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica