Percepção dos residentes e mapeamento de mercados para os alimentos da Agricultura Familiar em Cachoeira do Sul – RS

  • Autor
  • EVANDRO DE OLIVEIRA LUCAS
  • Co-autores
  • JONATAS SILVA PEREIRA , CHAIANE LEAL AGNE
  • Resumo
  •  

    A agricultura familiar brasileira é responsável pela maior parte da produção de alimentos e da mão de obra ocupada. Em contrapartida, utiliza a menor parcela de crédito disponibilizado por meio de programas e políticas públicas. No entanto, tal categoria foi reconhecida somente a partir da década de 1990, quando o Estado instituiu a principal política pública no âmbito do Desenvolvimento Rural: o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). No ano de 2006, a Lei N° 11.326 regulamentou e definiu critérios de acesso destes agricultores às políticas públicas. Apesar dos avanços e reconhecimento da importância da agricultura familiar para o Desenvolvimento Rural, não há estudos que indiquem que a sociedade é informada sobre tal questão. Ademais, a agricultura familiar carece de oportunidades para a inserção dos seus alimentos nos mercados, indicando a necessidade de pesquisas que possam mapear residentes e possíveis consumidores. Para tanto, este trabalho tem como objetivo analisar a percepção da população em relação à agricultura familiar de Cachoeira do Sul, identificando as possibilidades de construção de canais de comercialização. Os dados estão sendo coletados com o auxílio de um formulário semi-estruturado, aplicado por meio de entrevistas. Para a definição do tamanho da amostra foi realizada uma análise através da inferência estatística com 95% de confiabilidade e margem de erro de 5%. A análise dos dados será desenvolvida com o uso de técnicas da estatística descritiva. Como a pesquisa está em fase de coleta de dados, é conveniente destacar as contribuições esperadas: gerar conhecimentos científicos sobre a agricultura familiar e o Desenvolvimento Rural; capacitar, aprofundar e qualificar os conhecimentos dos discentes e docentes no âmbito acadêmico-científico e, compartilhar e divulgar os resultados, no intuito dos mesmos contribuírem para a construção de estratégias de desenvolvimento de mercados no âmbito da realidade da agricultura familiar local. 

     

  • Palavras-chave
  • Agricultura familiar, Mercados. Pesquisa com consumidores e residentes.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
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