Educação Musical: Brincando, Lendo e Aprendendo Música na Escola

  • Autor
  • Ana Luiza Vier
  • Co-autores
  • Guilherme da Silva Ramos , Romeu Riffatti , Ana Maria Bueno Accorsi , Cristina Rolim Wolffenbüttel
  • Resumo
  •  

    Este trabalho resulta de uma pesquisa em andamento realizada junto ao projeto de extensão “Educação Musical: Brincando, Lendo e Aprendendo Música na Escola”, uma parceria entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Montenegro (SMEC). É desenvolvido junto ao curso de Licenciatura em Música, bem como ao Grupo de Pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços”. Tem como objetivo contribuir com a inserção da Educação Musical no Ensino Fundamental e Educação Infantil em escolas da Rede Pública Municipal de Montenegro-RS. Além disso, busca difundir o gosto pela leitura e pela música com a realização de saraus literários e artísticos, bem como momentos de apreciação em audiência. Tem como método a pesquisa-ação (TRIPP, 2005) tendo etapas de observação do espaço de desenvolvimento do trabalho junto ao planejamento, implementação das atividades, avaliação e reflexão, novo planejamento e implementação. A pesquisa encontra-se na etapa de planejamento das atividades músico-pedagógicas. Foram realizadas visitas às escolas nas quais ocorreram o reconhecimento do espaço de atuação, bem como conversas com a comunidade escolar. Entendendo que a pedagogia da música “ocupa-se com as relações entre pessoa(s) e música(s) sob os aspectos de apropriação e transmissão” (KRAEMER, 2000), a ludicidade e o jogo (HUIZINGA, 2005) associados à criação e sonorização de histórias (ABRAMOVICH, 1997; BRITTO, 2003), bem como as atividades musicais (BRITTO, 2003) buscam transformar o espaço escolar em local de focalizar e refletir sobre o mundo em que vivem (HUMMES, 2004), além de colaborar na formação de aspectos diferenciados do ser humano (SZONYE, 1996). Nas observações notou-se que a biblioteca escolar é pouco utilizada. Desse modo, pretende-se desenvolver atividades nesse espaço, de forma a contribuir para o desenvolvimento da escola bem como dos licenciandos em sua formação inicial.

     

  • Palavras-chave
  • Extensão; Educação Musical; Literatura.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Extensão
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica