Este trabalho apresenta os resultados parciais do projeto de pesquisa, "A Inclusão Escolar na Escola e na Formação Inicial Docente: ainda um arremedo? ” Que tem por objetivo geral acompanhar as práticas didático-pedagógicas de docentes do Ensino Fundamental dos anos iniciais e da Educação Infantil e de docentes do Curso de Pedagogia estabelecendo relações entre o trabalho na formação inicial e na escola. Tem como encaminhamento metodológico a cartografia, onde mapeia os trabalhos docentes realizados, na universidade, na escola regular e como são realizadas as práticas nas salas de recursos multifuncionais. Das observações realizadas é visível o quanto as escolas estão trabalhando para melhorar o processo de inclusão e também utilizando destas salas e de profissionais capacitados para a aprendizagem de todos/as. Nas salas multifuncionais percebemos o envolvimento docente, junto aos alunos/as que buscam auxilio na aprendizagem. Também as escolas envolvidas no projeto de pesquisa, são extremamente solidárias e entusiasmadas com a pesquisa, abrindo espaço para a observação e acompanhamento, pois o processo de inclusão ainda traz inúmeras dúvidas. Segundo relatos nas escolas, a pesquisa vem para somar e a partir dos resultados obtidos auxiliar no processo de inclusão, pois na escola esperam muito da formação inicial, ou seja, da Universidade. Esperam a divulgação de possibilidades e desafios percebidos, tanto na escola como na universidade, vislumbrando caminhos para que as políticas públicas sejam efetivadas ou cobradas com maior rigor para que sejam implementadas.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica