Diversidade cultural: memória, cultura e identidade

  • Autor
  • Rosemari Fiuza da Silva
  • Co-autores
  • Sandra Monteiro Lemos
  • Resumo
  • O projeto surgiu, em 2016, a partir do componente curricular do primeiro semestre: Processos de Investigação Científica.Interessa-se em problematizar a cultura da comunidade Kaingáng Por Fi Gã, de São Leopoldo/RS. Com aporte teórico dos Estudos Culturais em Educação e seus campos afins, busca reflexões e entendimento sobre as questões culturais que envolvem os grupos. A partir do objetivo desse projeto, estuda a comunidade indígena e realiza ações na aldeia e em espaços de educação formal e não formal. Os dados são coletados  a partir de observações, entrevistas semiestruturadas, imagens e vivência comunitária. Em 2017, aprovado no PROBEX/UERGS, promoveu  ações de extensão, como a exposição fotográfica intitulada “Educação/Cultura do Povo Kaingáng- a afirmação cultural da Aldeia Por Fi Gã de São Leopoldo", no Museu de Arte de Montenegro (MAM). Em paralelo à exposição foram realizadas Rodas de Conversa: na aldeia Por Fi Gã  São Leopoldo e no MAM, tendo como tema a diversidade cultural, as escolas de educação formal e seu preparo para trabalhar com as diversas culturas. Os encontros levantam questões a serem estudadas e problematizados. A comunidade abre um debate sobre  a importância de um espaço que abrigasse materiais produzidos, estudos e ações realizadas na e com a aldeia e pudessem serem    disponibilizados à futuros estudantes e pesquisadores. Defende-se que a troca de experiências e saberes, o registro e divulgação dos resultados dessas e de outras pesquisas, ampliam o espaço de circulação do conhecimento produzido e ressaltam a importância da valorização da história indígena. Assim, em 2018, através da busca por apoio e parcerias com outras instituições, empreendemos esforços para a construção deste espaço, que resultou  na produção de um teaser afim de captação de recursos  para a realização das propostas, que objetivam valorizar a cultura kaingang e despertar o interesse dos jovens indígenas para o ingresso nas universidades.

     
  • Palavras-chave
  • Estudo Cultural Indígena; Troca de saberes; Kaingang; Identidade e Memória; Formação Docente
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Educação Básica
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica