O presente estudo busca refletir sobre o processo de inclusão e alfabetização de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) no espaço escolar. Tal pesquisa tem como principal objetivo, investigar como se dá o processo de inclusão de crianças autistas na rede municipal do município de Cruz Alta/RS e, ainda, quais são as práticas pedagógicas que os professores estão realizando, em sala de aula, para o desenvolvimento desses alunos. Para a realização dos procedimentos metodológicos será feito um mapeamento na Secretaria Municipal de Educação, a fim de saber quais são as escolas municipais que têm alunos matriculados com Síndrome de Espectro Autista (TEA). Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa que estará amparada teoricamente por Silva (2012), Carvalho (2000), Rech (2010), dentre outros. O estudo ainda se encontra em fase de coleta de dados, etapa na qual será aplicado um questionário semiestruturado aos professores e às diretoras das escolas que atendem alunos com TEA matriculados na sala regular. Vale ressaltar que a ideia de incluir a todos, amparada pelo movimento da Inclusão Escolar sugere um novo modelo educacional. Dessa forma, a inclusão escolar é um processo que possibilita o direito para que todos possam ter uma educação de qualidade propiciando a aprendizagem de acordo com as suas necessidades. Acredita-se que a presente pesquisa nos possibilitará compreender como ocorre a inclusão e a alfabetização de crianças autistas no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Cruz Alta/RS e trará dados importantes para o contexto educacional do referido município.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica