A inclusão de crianças autistas na rede municipal de Cruz Alta/RS

  • Autor
  • Silvane Inês Pieczkowski
  • Co-autores
  • Tatiana Luiza Rech
  • Resumo
  •  

    O presente estudo busca refletir sobre o processo de inclusão e alfabetização de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) no espaço escolar. Tal pesquisa tem como principal objetivo, investigar como se dá o processo de inclusão de crianças autistas na rede municipal do município de Cruz Alta/RS e, ainda, quais são as práticas pedagógicas que os professores estão realizando, em sala de aula, para o desenvolvimento desses alunos. Para a realização dos procedimentos metodológicos será feito um mapeamento na Secretaria Municipal de Educação, a fim de saber quais são as escolas municipais que têm alunos matriculados com Síndrome de Espectro Autista (TEA). Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa que estará amparada teoricamente por Silva (2012), Carvalho (2000), Rech (2010), dentre outros. O estudo ainda se encontra em fase de coleta de dados, etapa na qual será aplicado um questionário semiestruturado aos professores e às diretoras das escolas que atendem alunos com TEA matriculados na sala regular. Vale ressaltar que a ideia de incluir a todos, amparada pelo movimento da Inclusão Escolar sugere um novo modelo educacional. Dessa forma, a inclusão escolar é um processo que possibilita o direito para que todos possam ter uma educação de qualidade propiciando a aprendizagem de acordo com as suas necessidades. Acredita-se que a presente pesquisa nos possibilitará compreender como ocorre a inclusão e a alfabetização de crianças autistas no ambiente escolar da rede municipal de ensino do município de Cruz Alta/RS e trará dados importantes para o contexto educacional do referido município.

     

     

  • Palavras-chave
  • Inclusão Escolar, Transtorno de Espectro Autista (TEA), Autismo.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica