AGROECOLOGIA: DFUSÃO DE SUAS PRATICAS EM ESCOLAS DO CAMPO

  • Autor
  • DAIANE KARINA GRELLMANN
  • Co-autores
  • TALIA TALITA SEHN , ADERSSON DANIEL STEFFLER , ROBSON EVALDO GEHLEN BOHRER , DIVANILDE GUERRA
  • Resumo
  • A escola é um ambiente de aprendizagem em que a alimentação pode ser considerada uma atividade educativa, pois permite levar o conhecimento sobre a produção e o consumo, despertando nos alunos mudanças em seu comportamento alimentar. O objetivo do projeto foi promover a difusão de práticas agroecológicas em quatro escolas do campo no Município de Três Passos - Rio Grande do Sul. A metodologia consistiu na realização de visitas a fim de explicar o funcionamento do projeto e contar com a adesão dos professores, alunos e funcionários das escolas. Posteriormente procedeu-se a confecção de uma cartilha contendo informações sobre práticas agroecológicas. Na sequencia foram realizadas novas visitas as escolas onde foram desenvolvidas palestras e atividades práticas, abordando temas como a sustentabilidade, produção de subsistência e qualidade da alimentação. Também foram desenvolvidas ações nas hortas e pomares, através da aplicação das receitas contidas na cartilha e outras práticas agroecológicas. Como resultado observou-se significativa participação dos alunos e professores, além de ser possível identificar dificuldades nas práticas de manejo adotadas nas hortas e pomares. Para suprir está deficiência gradativamente foram sendo empregadas as práticas agroecológicas, como uso de plantas companheiras, uso de caldas orgânicas, cultivos em sistemas integrados, adubação orgânica, entre outros, os quais apresentaram excelentes resultados. Realizou-se também, em parceria com outras entidades, um seminário denominado “I Seminário Municipal das Escolas do Campo”, o qual contou com ampla participação e permitiu a integração dos alunos, pais, professores e comunidade em geral. Portanto, os resultados obtidos foram significativos, pois permitiram a sensibilização dos alunos, pais e professores quanto a importância da agricultura familiar e dos sistemas produtivos, bem como, permitiu a difusão de práticas agroecológicas nas escolas do campo.

  • Palavras-chave
  • Praticas Agroecológicas, agricultura familiar, estudantes.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
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