Caracterização sócio-econômica e demográfica dos consumidores da Feira Livre Municipal de Cachoeira do Sul – RS

  • Autor
  • Gabriele Rodrigues Kasper
  • Co-autores
  • Anderson Alex Jobim Menezes , Ana Cristina Corrêa Carvalhal Ferreira , Fernanda Refosco Porto , Chaiane Leal Agne
  • Resumo
  •  

    Nos últimos anos, os estudos sobre as tendências na área agroalimentar têm indicado um redirecionamento nos padrões de consumo, que podem fortalecer os mecanismos tradicionais de comercialização.  Tais indicativos são justificados pelas reflexões da sociedade sobre o consumo dos alimentos, conduzindo e influenciando na busca por uma dieta “saudável” e “natural”. Essas tendências estão relacionadas com as oportunidades de fortalecimento das chamadas “Feiras Livres”, que constituem, tradicionalmente, como espaços de aproximação de produtores rurais e consumidores. A agricultura familiar - principal público-alvo das ações de desenvolvimento rural no Brasil - utiliza as feiras para comercializar os seus produtos. No entanto, são limitados os estudos que visam compreender os consumidores das feiras. Tais pesquisas podem contribuir para elaborar estratégias de fortalecimento desses espaços de venda. Para tanto, este trabalho teve como objetivo principal caracterizar o perfil dos consumidores da Feira Livre Municipal de Cachoeira do Sul-RS, através dos aspectos sociais, demográficos e econômicos. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa-quantitativa, realizada através de coleta de dados por meio de entrevistas, diários de campo e formulário semiestruturado. O público da pesquisa correspondeu a 41 consumidores (assíduos) da Feira Livre de Cachoeira do Sul. Os entrevistados foram selecionados de forma aleatória, considerando as suas disponibilidades de responder à pesquisa. Do total, 54% possuem idade superior a 51 anos, demonstrando falta de jovens consumidores. Quanto aos locais de residência, 24% residem no bairro Centro e 22% no Barcelos, sendo estes localizados geograficamente próximos à feira. No que diz respeito às restrições na alimentação, 71% dos consumidores entrevistados compram pela manutenção da saúde, pelos produtos possuírem qualidade, os quais os denominam como “naturais”.  O baixo número de consumidores assíduos indica a necessidade de elaborar ações de marketing, tendo em vista atrair a população para o espaço de comercialização.

     

  • Palavras-chave
  • Feira Livre, Agricultura Familiar, Perfil de consumidores
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica