O Estado da Arte da produção científica em Educação Musical no Brasil nos últimos dez anos

  • Autor
  • Romeu Riffatti
  • Co-autores
  • Cristina Rolim Woffenbüttel , Guilherme da Silva Ramos
  • Resumo
  •  

    O presente resumo surge de pesquisa concluída que investigou o Estado da Arte da produção científica em Educação Musical no período de 2006 a 2015. O motivo para a escolha deste período surge do fato de que em 2006 teve início um processo para a inserção da música nas escolas, através do Projeto de Lei nº 330, culminando com a Lei nº 11.769/2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica. Percebe-se, a partir deste período, um aumento na produção científica em Educação Musical no Brasil. Buscando atingir seus objetivos, esta pesquisa partiu dos questionamentos: Quais temáticas têm sido investigadas em Educação Musical no Brasil nos últimos dez anos? Que metodologias foram utilizadas nessas pesquisas? Quais os referenciais teóricos que fundamentaram essas investigações? Qual o impacto dessas pesquisas no cenário científico brasileiro? Esta pesquisa teve como objetivo investigar o estado da arte da Educação Musical no Brasil nos últimos dez anos. O desenho metodológico da pesquisa desenvolveu-se a partir da coleta de dados via Internet (Koch, 1996). A análise dos dados deu-se a partir da Análise de Conteúdo (Moraes, 1999). Dentre os resultados observou-se que as temáticas das pesquisas em Educação Musical são diversificadas, apresentando uma forte relação com as problemáticas políticas e educacionais envoltas e que embasam o trabalho pedagógico-musical. As metodologias utilizadas nas pesquisas da área, e também as concepções acerca destes processos se apresentam de forma muito variada, fato que se dá também em consonância com a variedade de referenciais teóricos analíticos adotados nas pesquisas em Educação Musical. Os Impactos da produção científica em Educação Musical não se dão em uma relação objetiva entre produção científica e práxis pedagógica musical, porém pudemos verificar diversas relações entre o que se produz cientificamente na área e suas necessidades e acontecimentos político educacionais.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Musical, Estado da Arte, Mapeamento.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
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