POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL: UM ESTUDO DE CASO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTO ALEGRE

  • Autor
  • Christian Miquéias Braun
  • Co-autores
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel , Ana Maria Bueno Accorsi
  • Resumo
  • A história da Educação Musical na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre remonta muitos anos. Essa história entrelaça-se à luta em torno da oficialização da música no Brasil. Juntamente a isso, há uma sintonia em relação aos esforços para a construção da Educação Musical como campo de conhecimento, tanto no Brasil, quanto no mundo. Considerando-se estes pressupostos, esta investigação partiu dos seguintes questionamentos: Quais são as políticas que se apresentam nas propostas de inserção da Música nas escolas de Porto Alegre? Como estas políticas se apresentam nos documentos oficiais disponíveis? Portanto, esta investigação objetivou investigar as políticas públicas em Educação Musical da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Para o alcance dos objetivos, a investigação trilhou uma metodologia fundamentada na abordagem qualitativa, na pesquisa documental como método, e na coleta de documentos via Internet como técnica para a coleta dos dados conforme Koch (1996), que sugere três etapas a serem seguidas, denominadas surfing, browsing e searching. A análise dos dados foi efetuada tendo por base a Análise de Conteúdo. Conforme metodologia utilizada para esta pesquisa, a coleta de dados resultou em nove categorias de políticas públicas para a efetivação da música nas escolas da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre, quais sejam, Organização do Tempo Escolar/Tipo de Atividades Realizadas nas Escolas, Objetivo do Trabalho com Artes/Música, Estrutura/Espaço Físico, Profissional que Atua no Ensino de Artes/Música, Contribuição da Música/Artes, Legislação para o Ensino de Artes, Resultados do Ensino de Artes, Relação entre Literatura e Música e Didática do Ensino de Música. Essas categorias emergiram de dados coletados em documentos oficiais extraídos do site da SMED-POA/RS. Entende-se que os resultados desta investigação contribuem para a construção da Educação Musical como área de conhecimento e potencializar a inserção da Música nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

  • Palavras-chave
  • Educação Musical; Música na Escola; Políticas Públicas;
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Educação Básica
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