O advento de Rachel Carson com o livro Primavera Silenciosa (1965) suscitou mundialmente os eventos decisivos para a evolução do tema ambiental como, o Clube de Roma (1968) e a Conferência de Estocolmo (1972). Também simultaneamente, a Educação Ambiental entra em agendas internacionais como, a Conferência de Belgrado (1975) e um marco para a temática, a Conferência de Tbilisi (1977). No Brasil a Educação Ambiental entra em pauta expressivamente na Rio - 92, daí surgem as ações que levariam ao decreto da Lei da Política Nacional de Educação Ambiental (1999). O termo Gestão Ambiental anda junto ao contexto histórico da questão ambiental, porém a graduação em Gestão Ambiental (1998) pode-se considerar de certa forma recente nas universidades. Partindo desta premissa, o artigo tem como objetivo colocar a Educação Ambiental como processo de Formação Profissional do Gestor Ambiental, e especificamente, trazer a reflexão sobre a construção do sujeito ecológico, e delinear o gestor-educador ambiental. A metodologia utilizada para este estudo é o método de revisão bibliográfica, baseando-se em estudos (artigos, dissertações, teses, livros) que fazem referência à educação ambiental no contexto histórico, a Gestão Ambiental e o profissional Gestor Ambiental, e ainda a Educação Ambiental ligada ao Gestor Ambiental. O presente artigo foi resultado da monitoria em educação para a sustentabilidade da acadêmica do curso bacharelado em Gestão Ambiental. Deixa-se como considerações a relevância da Educação Ambiental como instrumento de formação continuada do Gestor Ambiental, que o tornará um indivíduo mais consciente e capacitado profissionalmente para a necessária visão holista das questões socioambientais, e assim mais proativo ao levar novos saberes ao seu meio, o que contribuirá efetivamente para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. E ainda recomenda-se a realização de mais estudos e ações em Educação Ambiental na universidade, de modo a contribuir para a construção do gestor-educador ambiental.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica