Academia e afeto: as relações percebidas

  • Autor
  • Rita Paula da Silva Bruço
  • Co-autores
  • Giuliano Souza Andreoli
  • Resumo
  • Na academia, atualmente, considera-se que a dança pode ser uma forma possível de perceber o mundo. E que esta percepção depende da forma como as relações entre sujeito/aluno e objeto/conteúdo são estabelecidas e estão relacionadas com o afeto dos indivíduos. O presente trabalho lança um olhar sobre este aspecto das propostas e métodos contemporâneos de criação em dança. A partir da perspectiva de Baruch Spinoza (2009), considera-se que a capacidade de ação que possuem os seres humanos está ligada às diversas formas como o corpo pode ver-se afetado no encontro com outros corpos. E em conformidade com Sérgio Leite (2012) e Sandra Meyer (2017), que os afetos incidem sobre os nossos modos de perceber, aumentando ou diminuindo a potência de existir e agir no mundo, sendo que a mediação do professor – como organizador, sistematizador – é um elemento muito importante desta relação. O objetivo foi interpretar em que medida se recepcionaram os afetos singulares a que estavam sujeitos os corpos no processo criativo desenvolvido no componente curricular de Técnicas Corporais I do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura realizado no primeiro semestre de 2018. A singularidade foi entendida aqui pela perspectiva de Winnicott, segundo Plastino (2018), cujo conceito de individuação nos insere como seres históricos nos pressupostos do paradigma da complexidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica, do tipo observação participante, com entrevista semi-estruturada. Os resultados demonstraram um contexto com características predominantemente homogeneizadoras. O que evidencia uma necessária reflexão sobre os fundamentos teóricos referendados sob a ótica de uma pretensa contemporaneidade na dança e a sua aplicação nas licenciaturas desta área do conhecimento. Aponta, nesse sentido, para a necessidade de permanentes reflexões sobre as formas como certos enunciados pedagógicos tem operado, na prática, muitas vezes, a partir de noções construídas à sombra de certos dualismos.

     

  • Palavras-chave
  • Graduação; Dança; Afeto; Singularidade; Docência;
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
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