“CONCERTOS DIDÁTICOS PARA ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA”: A REPERCUSSÃO DO PROJETO E O SIGNIFICADO DESTA AÇÃO PARA PROFESSORES E ESTUDANTES

  • Autor
  • Sabrina Martins Costa
  • Co-autores
  • Newton Waldemar Macedo , Fernanda Anders
  • Resumo
  • A presente pesquisa está vinculada a ação de extensão universitária intitulada “Concertos Didáticos para Estudantes da Escola Básica”, realizada anualmente pela Uergs desde 2014 e tem como objetivo principal conhecer as repercussões e os significados atribuídos pelos professores e alunos de escolas de ensino básico que participaram dos concertos realizados entre os anos de 2016 e 2018. O projeto acontecerá no período de abril a dezembro de 2018 e tem como metodologia a pesquisa (auto)biográfica e coleta de dados a partir da entrevista narrativa e análise documental. Dentre os teóricos que fundamentam a escolha metodológica estão Nóvoa e Finger (2010) e Clandinin e Connelly (2011) no que diz respeito a pesquisa(auto)biográfica e Bellochio (2016), Penna (2010) e Maffioletti (2012) na especificidade da educação musical e formação de professores em música. Este projeto tem a participação de dois estudantes do Curso de Licenciatura em Música da Uergs através do programa de Iniciação Científica e conta com duas bolsas Inicie/Uergs. Como resultados parciais, através dos concertos realizados no primeiro semestre do ano, observamos uma grande atenção e curiosidade dos estudantes em relação aos instrumentos musicais, especificamente à flauta doce. Ao final de cada concerto oportunizamos um momento em que os alunos pudessem participar de uma conversa com os músicos do grupo e trazerem suas dúvidas. Consideramos importante ressaltar que o público participante até o momento foi tanto de escolas de ensino público quanto privadas. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir para a área de educação musical, oportunizando discussões teóricas sobre a relevância da apreciação musical e da ludicidade como um dispositivo importante para a aprendizagem musical.

  • Palavras-chave
  • Concertos Didáticos; Ludicidade e Formação de professores
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica