A presente pesquisa está vinculada a ação de extensão universitária intitulada “Concertos Didáticos para Estudantes da Escola Básica”, realizada anualmente pela Uergs desde 2014 e tem como objetivo principal conhecer as repercussões e os significados atribuídos pelos professores e alunos de escolas de ensino básico que participaram dos concertos realizados entre os anos de 2016 e 2018. O projeto acontecerá no período de abril a dezembro de 2018 e tem como metodologia a pesquisa (auto)biográfica e coleta de dados a partir da entrevista narrativa e análise documental. Dentre os teóricos que fundamentam a escolha metodológica estão Nóvoa e Finger (2010) e Clandinin e Connelly (2011) no que diz respeito a pesquisa(auto)biográfica e Bellochio (2016), Penna (2010) e Maffioletti (2012) na especificidade da educação musical e formação de professores em música. Este projeto tem a participação de dois estudantes do Curso de Licenciatura em Música da Uergs através do programa de Iniciação Científica e conta com duas bolsas Inicie/Uergs. Como resultados parciais, através dos concertos realizados no primeiro semestre do ano, observamos uma grande atenção e curiosidade dos estudantes em relação aos instrumentos musicais, especificamente à flauta doce. Ao final de cada concerto oportunizamos um momento em que os alunos pudessem participar de uma conversa com os músicos do grupo e trazerem suas dúvidas. Consideramos importante ressaltar que o público participante até o momento foi tanto de escolas de ensino público quanto privadas. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir para a área de educação musical, oportunizando discussões teóricas sobre a relevância da apreciação musical e da ludicidade como um dispositivo importante para a aprendizagem musical.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica