Patrulha Agrícola é a utilização de maquinários agrícolas no meio rural, onde a conquista desses vem por meio de licitações realizadas na Prefeitura Municipal, que vem para apoio do pequeno produtor rural. São diversos tipos de maquinários, que ajudam os agricultores em suas diversas atividades, já que muitos produtores não teriam condições próprias para fazer a aquisição desses equipamentos.
OBJETIVO GERAL
Este projeto tem como objetivo compreender os benefícios das patrulha agrícola para a agricultura familiar. As relações entre os pequenos agricultores que utilizam os equipamentos da patrulha agrícola, como se faz a administração dos equipamentos e quais são as pessoas responsáveis pelos maquinários.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Demonstrar os principais serviços realizados com os equipamentos.
Analisar como são utilizados os maquinários
Investigar as melhorias que trouxe para os pequenos agricultores.
Comparar as relações entre os produtores.
METODOLOGIA
As etapas dessa pesquisa compreendem em pesquisa bibliográfica sobre o assunto, e pesquisa de campo. A pesquisa de campo analisara os tipos e quantidades de equipamentos disponibilizados, beneficiários e tipos de serviços realizados, através de questionários e entrevistas aos beneficiários e aos órgãos competentes, como funcionários da Prefeitura de Palmitinho.
A técnica para se colher os dados serão questionários e entrevistas, diretamente com os usuários da Patrulha Agrícola. A pesquisa será realiza com alguns agricultores familiares que tenham acesso aos equipamentos da patrulha agrícola.
PRINCIPAIS RESULTADOS
No município de Palmitinho-RS encontra-se um total de 15 grupos de Patrulhas espalhadas, pelo interior do município aumentando desenvolvimento da agricultora familiar, por conta do uso de maquinas disponibilizado de forma gratuita, para aumentar tanto a quantidade de terras preparadas para o plantio como uma colheita, mais rápida e com menos esforço, tornando a vida no campo menos árdua para os agricultores que não teriam condições próprias de fazer a aquisição de tais equipamentos, mantendo o desenvolvimento rural.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica