INSTALAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS, FÍSICA E MATEMÁTICA – ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AMÉLIA LENZI RAYMUNDI

  • Autor
  • Lucas André Ramos Machado
  • Co-autores
  • Profa. Dra. Rosele C. dos Santos
  • Resumo
  •  

     

    Um dos aspectos mais relevantes das ciências (da natureza e exatas) é que ela é capaz de explicar quantitativamente fenômenos observados. Por exemplo, no ensino de Física deve, necessariamente, existir a conexão entre a visualização do fenômeno e sua expressão matemática. No ensino das ciências da natureza, o laboratório é sinônimo das atividades que tem como base as observações, testes e experimentos realizados pelos alunos. Assim, os objetivos deste projeto foram: auxiliar na instalação do laboratório didático de ciências, física e matemática; construir material de baixo custo para equipar o laboratório didático; aproximar os alunos da graduação aos trabalhos com crianças e adolescentes e divulgar os trabalhos desenvolvidos pela Unidade Universitária do Uergs em Sananduva. Durante o desenvolvimento do projeto, o laboratório foi organizado, as vidrarias e equipamentos foram lavados e identificados. Foi criado um eletroscópio usando apenas um pote de vidro, fita, fio de cobre e papel alumínio. Foi construído um eletroímã com pedaço de madeira, fio de cobre, prego e pilhas, foram criados um ábaco com uma pequena tora, tampinhas de garrafa, pedaços de cano de PVC e porcas de diversos tamanhos e figuras geométricas apenas usando palitos de churrasco e massinha de modelar. Foi montado um terrário, utilizando um aquário grande, cascalho, folhas de musgo, areia, terra vegetal onde foi colocado plantas do tipo suculentas. Para finalizar as atividades, foi realizada uma aula prática sobre densidade de líquidos, com a participação dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Um dos papeis do laboratório didático é aproximar os alunos com a ciência através das atividades experimentais, didaticamente, o laboratório é essencialmente importante, pois executar um experimento não é simplesmente reproduzi-lo através de uma “receita” e sim analisá-lo a fim de resolver várias questões conceituais existentes nos experimentos.

     

  • Palavras-chave
  • Oficina, organização, reutilização
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
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