Este projeto de pesquisa aborda os diversos tipos de assédio sob uma perspectiva qualitativa na Universidade Estadual do Rio Grande do sul (UERGS). O estudo está realizado tendo como foco os diversos tipos de assédio. Esta pesquisa constitui-se, através de um questionário qualitativo online, para analisar os principais aspectos e causas dos assédios. Procurando entender o que motiva tais ocorrências, sob a ótica dos que são assediados e dos assediadores.
Objetivo deste projeto de pesquisa é analisar, existência ou não de casos de assédio, tanto de aluno com professor/servidor, como professor/servidor com aluno e aluno com aluno, para após medidas contra esses atos, caso existam, sejam tomadas.
A metodologia utilizada será; na primeira etapa em um questionário online, dividido em duas partes. A primeira questionará às vítimas de assédio e a segunda a todos os respondentes, este foi encaminhado aos docentes e discentes das 24 unidades da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, através de e-mail e redes sociais. A segunda etapa será à de analisar os dados coletados. Para posteriormente na terceira etapa, apresentar o resultado na Universidade, para que ações sejam tomadas, esta depende do resultado obtido na pesquisa, do qual está em andamento até o final de julho de 2018.
O assédio pode se manifestar de muitas formas, algumas mais explícitas e outras mais “veladas”. O tipo mais conhecido é o assédio sexual, mas existe também, assédio moral, verbal, virtual, e o psicológico.
Apesar de poucos estudos na área, ambientes de ensino são locais onde facilmente ocorrem atritos nas relações, que podem acontecer do professor/servidor com o aluno, aluno com aluno e aluno com professor/servidor. Como: ameaças, tratamento discriminatório, comentários depreciativos, rebaixamento da capacidade cognitiva do aluno.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica