Esta pesquisa realizou um estudo sobre uma experiência inovadora em educação ambiental, sensibilização e sustentabilidade, por meio de metodologia qualitativa em educação, em estudo de caso exploratório, descritivo e interpretativo da Proposta Pedagógica da Cidade Escola AYNI. A Cidade Escola é fundada em um contexto de educação transformadora, inspirada nos cuidados consigo, com o outro e com o ambiente. Como base de pesquisa, a coleta de dados partiu do despertar da acadêmica para analisar propostas inovadoras de educação, o que ocorreu durante curso e voluntariado na AYNI, e também em entrevista com o idealizador da proposta. Os dados sobre a escola foram descritos em diário de campo, já a entrevista foi gravada em áudio e, após, transcrita. A partir de um fluxograma da cartografia de pesquisa, para fins de análise e discussão do conjunto de dados, as imersões da acadêmica no campo de estudo são elencadas em três categorias. Junto são discutidas a proposta e teorias pedagógicas da Cidade Escola, os temas de educação ambiental, sensibilização e sustentabilidade, embasados nos referenciais teóricos consultados. Esta pesquisa contribuiu para ampliar a discussão de experiências inovadoras em educação e servir de inspiração para modelos de escolas com paradigmas distintos embasados na relação intrínseca entre ser humano e ambiente.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica