Alice no País das Maravilhas: Uma viagem do Inglês pelas Artes

  • Autor
  • Beatriz Furich Delpino
  • Co-autores
  • Tânia Toffoli
  • Resumo
  •  

    ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS: UMA VIAGEM DO INGLÊS PELAS ARTES

     

    Vivemos em uma sociedade que desvaloriza, por muitas vezes, as artes. Contudo, é necessário que os professores tenham uma formação com base no pensamento complexo, fundamentado em MORIN, a complexidade sobre a união entre a unidade e a multiplicidade. Logo, a exploração das artes e do aspecto cultural da linguagem no curso é privilegiada em seus aspectos trans e interdisciplinares.

    Considerando uma formação humanista, em uma abordagem mais moderna, vê-se o homem não somente como trabalhador ou cidadão, mas sim como uma unidade em constante transformação numa relação dialética com as multiplicidades do presente e do passado. Nessa visão as artes têm papel central na formação de repertório cultural, pois com ela se pode, embora não necessariamente, transformar e ser transformado.

    Para isso, o professor nessa perspectiva de formação precisa ser um amante da cultura e do conhecimento. Logo o interesse precisa ser despertado tanto em professores quanto em alunos pela imaginação, criatividade e ética.

    Cada língua faz com que vejamos o mundo de outra forma, já que aprender uma língua é também aprender outra cultura. Daí a importância do aprendizado de línguas estrangeiras e suas literaturas para a formação cultural do indivíduo e suas possíveis relações com a criatividade.

    Contudo, o Curso de Extensão pretende aprimorar a formação docente humanista na área de linguagens e artes, promovendo a criatividade, pensamento crítico, autônomo e de respeito à diversidade, através de avaliação diagnóstica, aulas expositivas, atividades práticas e avaliação de resultados por meio de pesquisa de tipo etnográfico baseada na triangulação entre observação participante, análise documental e entrevista intensiva. A proposta do Curso ainda está em andamento, porém, é possível apresentar dados parciais, onde é perceptível que as atividades propiciam a criatividade e interação dos professores com a linguagem.

     

  • Palavras-chave
  • Artes, inglês, cultura, professor.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica