DISPOSITIVOS DE GOVERNAMENTO DA INFÂNCIA: UMA ANÁLISE DOS TEXTOS DA BNCC QUANTO À EDUCAÇÃO INFANTIL E DAS PERCEPÇÕES INICIAIS DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL

  • Autor
  • Laila Gabrielle Naymaer Gonçalves
  • Co-autores
  • Rochele da Silva Santaiana
  • Resumo
  • Este trabalho emerge de inquietações desenvolvidas durante o desenvolvimento de uma monografia do curso de pós-graduação: Gestão do Currículo na Formação Docente da unidade da UERGS em Alegrete. O objetivo geral visou investigar e compreender os dispositivos de governamento da conduta infantil voltados para a Educação Infantil por meio da homologação de uma Base Nacional Comum Curricular. Justifica-se esse estudo por entender, tal documento normativo, que este se direciona em sua complexidade para uma formação dos infantis massificante e predefinida encontrando divergências das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, portanto assunto atual e pertinente a esta etapa da Educação Básica. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como pensada no campo das Ciências Humanas, sendo de abordagem qualitativa, dialogando como autores como CAMPOS e BARBOSA (2015), CARVALHO (2015), BUJES (2002,2008), entre outros. O campo teórico analítico fundamenta-se então em teorizações do campo da infância e em especial das produções de Michel Foucault. Foi realizada uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular no tocante a Educação Infantil, bem como realizado questionários com professoras desta etapa de seis escolas da rede pública de um município da Fronteira Oeste. Análises dos documentos demonstram um retorno a antigas concepções preparatórias da Educação Infantil para o Ensino Fundamental desconsiderando os processos regionais e culturais vividos por múltiplas infâncias. Em relação às docentes nas escolas, análises em andamento apontam um desejo do professorado em apropriar-se da Base como normativa curricular, o que caberia as Diretrizes Curriculares documento mandatório e ainda não totalmente reconhecido pelas docentes.

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil, BNCC, Governamento
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica