Este trabalho emerge de inquietações desenvolvidas durante o desenvolvimento de uma monografia do curso de pós-graduação: Gestão do Currículo na Formação Docente da unidade da UERGS em Alegrete. O objetivo geral visou investigar e compreender os dispositivos de governamento da conduta infantil voltados para a Educação Infantil por meio da homologação de uma Base Nacional Comum Curricular. Justifica-se esse estudo por entender, tal documento normativo, que este se direciona em sua complexidade para uma formação dos infantis massificante e predefinida encontrando divergências das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, portanto assunto atual e pertinente a esta etapa da Educação Básica. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como pensada no campo das Ciências Humanas, sendo de abordagem qualitativa, dialogando como autores como CAMPOS e BARBOSA (2015), CARVALHO (2015), BUJES (2002,2008), entre outros. O campo teórico analítico fundamenta-se então em teorizações do campo da infância e em especial das produções de Michel Foucault. Foi realizada uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular no tocante a Educação Infantil, bem como realizado questionários com professoras desta etapa de seis escolas da rede pública de um município da Fronteira Oeste. Análises dos documentos demonstram um retorno a antigas concepções preparatórias da Educação Infantil para o Ensino Fundamental desconsiderando os processos regionais e culturais vividos por múltiplas infâncias. Em relação às docentes nas escolas, análises em andamento apontam um desejo do professorado em apropriar-se da Base como normativa curricular, o que caberia as Diretrizes Curriculares documento mandatório e ainda não totalmente reconhecido pelas docentes.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica