Este texto é o resultado de uma investigação realizada com alunos da educação básica e teve como objetivo mapear/diagnosticar, conhecer e analisar como vão se constituindo as relações destes alunos com a disciplina de Matemática. Este artigo está fundamentado em uma pesquisa bibliográfica com o caráter qualitativo, que buscou a interpretação e compreensão do estudo de diferentes autores sobre o assunto. Usamos como instrumentos para a coleta dos dados as rodas de conversa, entrevistas semiestruturadas e a gravação de depoimentos. A partir destes instrumentos construímos um documentário intitulado ‘A Matemática no cotidiano escolar’ envolvendo alunos dos Anos Iniciais, Finais, Ensino Médio, EJA e Curso Normal da cidade de Taquara e Igrejinha. Esta pesquisa se justifica pelas constantes mudanças apresentadas pela sociedade e pelos alunos, e se faz necessário dar voz aos diferentes jovens observando a importância de entender o pensamento dos mesmos sobre a disciplina de Matemática, bem como entender o saber fazer matemático cultural vivenciado no dia a dia destes diferentes sujeitos, conhecendo melhor o Programa Etnomatemático. A partir das análises iniciais, possibilitou observar que a Matemática vai se constituindo pelos sujeitos no bicho papão a partir do momento que passa não se relacionar com a realidade vivenciada, passando não ser mais significativo com relação ao contexto social, cultural e o cotidiano destes estudantes, surgindo o medo e a insegurança por não compreender e assim tornando-se a disciplina de Matemática o bicho papão da vida escolar destes jovens.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica