O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), política educacional voltada para o aperfeiçoamento e valorização de professores, concede aos licenciandos das universidades a oportunidade de inserção np contexto escolar, para que possam aprimorar suas habilidades docentes sob orientação de orientadores. O PIBID também possibilita a criação de novos espaços em âmbito escolar, para que as práticas de iniciação à docência sejam realizadas, e diferentes formas de ensino e aprendizagem possam ser desenvolvidas na escola, a partir das observações e constatações dos grupos de pesquisa dedicados as atuações em cada escola. Esta pesquisa teve por objetivo geral investigar a contribuição do Subprojeto Música, do PIBID da UERGS, para a formação inicial dos estudantes de Licenciatura em Música, respondendo aos questionamentos relacionados aos relacionamentos entre planejamento do subprojeto e o aprendizado em música; conhecimentos oportunizados a partir da iniciação científica; e conhecimentos oportunizados para a formação inicial dos estudantes. O desenho metodológico utilizado nesta investigação incluiu a abordagem qualitativa, o método estudo de caso e a realização da análise de documentos como técnicas para a coleta dos dados. A análise dos dados foi realizada com o uso da análise de conteúdo.O planejamento do Subprojeto Música objetivou o desenvolvimento de atividades pedagógico-musicais para o aprimoramento da docência específica em Música. Os conhecimentos oportunizados na iniciação científica auxiliam os professores na elaboração de projetos de pesquisa direcionados à área da Música, para que possam promover educação musical no país, enquanto o PIBID oportuniza a possibilidade de experimentação e implementação de conhecimentos acadêmicos, servindo como base para constituição de um futuro profissional educador. O subprojeto apresentou resultados muito significantes que aumentam gradativamente promovendo, então, não somente a interação da universidade com as escolas, mas também a transformação de ambos ambientes, contribuindo para a implementação da Música nos contextos das escolas.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica