O PIBID em Música na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

  • Autor
  • Guilherme da Silva Ramos
  • Co-autores
  • Romeu Riffatti , Sita Mara Lopes Sant'Anna , Cristina Rolim Wolffenbüttel
  • Resumo
  • O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), política educacional voltada para o aperfeiçoamento e valorização de professores, concede aos licenciandos das universidades a oportunidade de inserção np contexto escolar, para que possam aprimorar suas habilidades docentes sob orientação de orientadores. O PIBID também possibilita a criação de novos espaços em âmbito escolar, para que as práticas de iniciação à docência sejam realizadas, e diferentes formas de ensino e aprendizagem possam ser desenvolvidas na escola, a partir das observações e constatações dos grupos de pesquisa dedicados as atuações em cada escola. Esta pesquisa teve por objetivo geral investigar a contribuição do Subprojeto Música, do PIBID da UERGS, para a formação inicial dos estudantes de Licenciatura em Música,  respondendo  aos  questionamentos  relacionados  aos relacionamentos   entre planejamento do subprojeto e o aprendizado em música; conhecimentos oportunizados a partir da iniciação científica; e conhecimentos oportunizados para a formação inicial dos estudantes. O desenho metodológico utilizado nesta investigação incluiu a abordagem qualitativa, o método estudo de caso e a realização da análise de documentos como técnicas para a coleta dos dados. A análise dos dados foi realizada com o uso da análise de conteúdo.O planejamento do Subprojeto Música objetivou o desenvolvimento de atividades pedagógico-musicais para o aprimoramento da docência específica em Música. Os conhecimentos oportunizados na iniciação científica auxiliam os professores na elaboração de projetos de pesquisa direcionados à área da Música, para que possam promover educação musical no país, enquanto o PIBID oportuniza a possibilidade de experimentação e implementação de conhecimentos acadêmicos, servindo como base para constituição de um futuro profissional educador. O subprojeto apresentou resultados muito significantes que aumentam gradativamente promovendo, então, não somente a interação da universidade com as escolas, mas também a transformação de ambos ambientes, contribuindo para a implementação da Música nos contextos das escolas.

  • Palavras-chave
  • Educação Musical, Música, Educação,
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
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  • Pós Graduação - Ciências Humanas
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  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

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