A Educação Ambiental é uma temática cada vez mais inserida no cotidiano social. Este estudo teve como objetivo observar como quatro jornais de circulação no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul noticiam assuntos que versem sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental. Utilizou-se como metodologia a avaliação e a quantificação de assuntos relacionados ao Meio Ambiente e Educação Ambiental nos jornais: Atos e Fatos, Atualidades, O Celeiro e Novo Noroeste. Desse modo, optou-se pela metodologia quantitativa-qualitativa, com o que elaborou-se figuras e tabelas e, posteriormente, analisou-se o número de notícias veiculadas; verificou-se a temática abordada; observou-se a presença das funções do Jornalismo Ambiental e analisou-se o uso das funções da Alfabetização Ecológica. Com base na Teoria da Análise de Conteúdo conforme Bardin (2004), Funções do Jornalismo Ambiental descrita por Bueno (2008) e Alfabetização Ecológica proposta por Nunes (2005). Escolheu-se o período de análise de forma aleatória e restringiu-se aos meses de março e abril de 2017. Como resultado verificou-se a presença da Educação Ambiental não formal nas trinta e duas notícias encontradas, as principais temáticas abordadas foram condição de produção de alimentos e grãos, reciclagem e mudanças climáticas, a função Informativa do Jornalismo Ambiental contou com maior ocorrência e os critérios da Alfabetização Ecológica que mais apareceram foram Conhecimento, Atitude e valores e Participação. Portanto, este estudo foi importante porque possibilitou a análise de jornais de circulação regional, nos quais percebeu-se a necessidade de desenvolver mais a Educação Ambiental não formal, pois isso também acarretará no envolvimento das pessoas quanto a discussão sobre meio ambiente.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica