O brincar na educação infantil é sobre tudo uma necessidade da criança, através desta ação desenvolve e aprimora suas habilidades motora, cognitiva e afetiva, assim como amplia suas relações sociais através da interação e das brincadeiras. Nesta perspectiva, o brincar letrando, permite que a crianças estabeleça relação e vínculo entre escola, família e comunidade. Desta forma, seu aprendizado é construído a partir das suas experiências e curiosidades. Nesse contexto, a proposta apresentada utiliza como dados referenciais, experiências de professores e acadêmicos, oportunizando momento de reflexão teórica-prática, a acerca do método construtivista associado à ludicidade, através de jogos e recursos pedagógicos criados a partir de matérias recicláveis para uma aprendizagem significativa. Metodologicamente, o estudo está baseado nas teorias de Vygotsky, Montessori e Kishimoto, o que permite construir proposta de ação pedagógica na construção destes recursos. Assim como, nesta ação, ofertar oficina pedagógica, propondo aos participantes um diálogo inicial sobre o tema, introduzindo a contação história para reflexão “O caso Carlos”. Os recursos e jogos pedagógicos, na sequencia serão apresentados com momento para confecção. Dessa forma, acreditamos que a troca de experiências na formação continuada de professores, estimula e incentiva o despertar de novas perspectivas na construção da ação pedagógica. Lembrando que o professor deve ser o guia, o orientador e mediador desta ação. Atento às necessidades de cada aluno, mediando e conduzindo a superação das dificuldades e estimular a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento, de forma prazerosa fazendo da curiosidade da criança e do lúdico seus principais aliados.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica