RECURSOS PEDAGÓGICOS COM MATÉRIAS RECICLÁVEIS: UM OLHAR CONSTRUTIVISTA

  • Autor
  • Casseane Andreatta da SILVA
  • Co-autores
  • Dalvana do Amaral TOLEDO , Tauana Oliveira CORRÊA , Andressa Silva CUNHA
  • Resumo
  •  

    O brincar na educação infantil é sobre tudo uma necessidade da criança, através desta ação desenvolve e aprimora suas habilidades motora, cognitiva e afetiva, assim como amplia suas relações sociais através da interação e das brincadeiras. Nesta perspectiva, o brincar letrando, permite que a crianças estabeleça relação e vínculo entre escola, família e comunidade. Desta forma, seu aprendizado é construído a partir das suas experiências e curiosidades. Nesse contexto, a proposta apresentada utiliza como dados referenciais, experiências de professores e acadêmicos, oportunizando momento de reflexão teórica-prática, a acerca do método construtivista associado à ludicidade, através de jogos e recursos pedagógicos criados a partir de matérias recicláveis para uma aprendizagem significativa. Metodologicamente, o estudo está baseado nas teorias de Vygotsky, Montessori e Kishimoto, o que permite construir proposta de ação pedagógica na construção destes recursos. Assim como, nesta ação, ofertar oficina pedagógica, propondo aos participantes um diálogo inicial sobre o tema, introduzindo a contação história para reflexão “O caso Carlos”. Os recursos e jogos pedagógicos, na sequencia serão apresentados com momento para confecção. Dessa forma, acreditamos que a troca de experiências na formação continuada de professores, estimula e incentiva o despertar de novas perspectivas na construção da ação pedagógica. Lembrando que o professor deve ser o guia, o orientador e mediador desta ação. Atento às necessidades de cada aluno, mediando e conduzindo a superação das dificuldades e estimular a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento, de forma prazerosa fazendo da curiosidade da criança e do lúdico seus principais aliados.

  • Palavras-chave
  • Construtivismo, Recursos Pedagógicos, Ludicidade, Aprendizagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica