O texto aborda a experiência do Estágio em Artes Visuais no Ensino Médio, realizado em uma escola pública em Montenegro, sede da Unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. O projeto abordou o tema deslocamento, considerado como aquilo que constitui situações e ações próprias à escola, como a chegada atrasada dos alunos, a mobilidade dos períodos das disciplinas, a troca de professores e até na sala de artes, que é longe das demais salas. O projeto investigou a estética dos deslocamentos e sobre o que ela pode dar a ver sobre o espaço escolar. Trata-se de uma noção provinda das relações das coisas com o espaço ao qual estão integradas e mostra que deslocar é uma ação que tira algo de sua posição de origem e a move. Tal ideia foi motivada pela supressão de uma gama de artistas e de proposições de arte das definições elaboradas pelo campo teórico. Identificando onde e como ocorrem deslocamentos nesse ambiente tão diverso, mas tão tenso que é a escola, realizou-se o trabalho artístico com a turma do terceiro ano do ensino médio. O relato interliga a prática docente em artes visuais com a estética do deslocamento no espaço escolar, processo desencadeado pelas observações da turma, criação do projeto e, após, planejamentos e realização das aulas propriamente ditas. Produziram-se estudos e práticas em torno do tema deslocamento e foram criadas escritas, desenhos, pinturas, mapas e instruções para ver quais e como eram os diversos deslocamentos que acontecem na escola. A conclusão do estágio deu a ver uma tal experiência de “andança” das coisas na escola, que é solitária e com fragmentos que são tanto separados, quanto postos juntos. Experimento que andou pela poética do deslocamento, entretanto retornou às instruções, o seu contrário.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica