SER PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE: EVIDÊNCIAS E PERCEPÇÕES DO BEM/ MAL-ESTAR DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CRUZ ALTA.

  • Autor
  • Elidiane Fogliatto Moreira
  • Co-autores
  • Maria da Graça Prediger Da Pieve (orientador)
  • Resumo
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    Considerando a temática do bem/mal-estar docente ser uma preocupação recente no cenário educacional brasileiro e a experiência vivenciada pela autora que constatou desmotivações, cansaços, queixas e desconfortos em professores de uma escola pública,  surge o interesse em perceber evidências e percepções dos fenômenos bem e mal-estar docente. Atualmente, percebe-se raramente o bem-estar docente através da satisfação profissional, mas o mal-estar enfrentado pelo professor evidencia-se através do sofrimento que, quando não trabalhados, superados e compartilhados, carregam consigo marcas em sua trajetória profissional. O presente trabalho, recorte do trabalho de conclusão de curso em desenvolvimento, objetiva verificar as manifestações e fatores que causam os fenômenos denominados bem-estar e mal-estar docente e as suas consequências na atuação profissional, bem como conhecer estratégias preventivas do mal-estar na profissão docente elencadas por pesquisadores da área. A perspectiva teórica que fundamenta a pesquisa são autores como Esteve (1999), Jesus (1997/2005), Imbernón (2010) e Nóvoa (1992). Para tanto, a metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfico e de campo, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, contendo questões abertas e fechadas, sendo aplicado a 20 professores, 10 de  uma escola da Rede Púbica Municipal e 10 professores de uma escola da Rede Estadual do Município de Cruz Alta/RS. A pesquisa encontra-se na fase de coleta de dados procurando comprovar ou não a hipótese de que a pessoa do professor não está bem, apresentando diversos sintomas ou manifestações em suas práticas, como insatisfações, ansiedade, estress, burnout, medo, licenças saúde, dentre outras, porém, ao mesmo tempo,este professor busca mecanismos de enfrentamento para lidar com as situações de mal-estar enfrentados pela profissão na sociedade atual desenvolvendo o bem-estar que se traduz em motivações, realizações e qualidade de vida.

     

  • Palavras-chave
  • Bem/mal-estar docente, Fatores, Estratégias preventivas, Consequências.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
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