O Sistema de Informação de Custos ainda é um assunto novo para os órgãos públicos, porém a União e alguns Estados já estão utilizando essa ferramenta de trabalho, portanto se faz necessário identificar se os municípios já estão utilizando essa tecnologia e cumprindo com a obrigatoriedade contida em leis específicas. Este estudo teve o objetivo de identificar se o município de Cachoeira do Sul já realizou a implantação do Sistema de Informação de Custos – (SIC). Para realizar a coleta de dados foi confeccionado um questionário semiestruturado, analisando as dificuldades que o município encontrou para realizar a implantação do sistema ou quais as dificuldades está encontrando e por este motivo não realizou a implantação do sistema no município. Com a aplicação do questionário foi constatado que o município de Cachoeira do Sul, não realizou a implantação do Sistema de Informação de Custos em nenhuma de suas secretarias até o momento da realização da pesquisa. Entre os principais motivos da não implantação do sistema é a falta de treinamentos específicos e regulamentação. O SIC proporcionará aos municípios maior qualidade do gasto público, pois os gestores terão uma ferramenta acessível e confiável ao seu alcance. O Sistema de Informação de Custos proporcionará uma melhor qualidade da gestão dos recursos e agregando potencial à eficiência do gasto público, proporcionando uma melhor qualidade de vida a população.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica