A Universidade entende que o conhecimento crítico deve se sobrepor às verdades absolutas que as crenças pretendem impor. Entretanto, o ser humano é complexo, possuindo uma visão ampla do mundo, o qual envolve culturas, crenças, necessidade de resposta e de pertencimento. A ciência, por sua vez, não consegue mostrar esses dados subjetivos, sendo estudada através da metodologia científica. Neste contexto o objetivo do trabalho é identificar o que os alunos entendem e percebem sobre a relação entre fé e ciência dentro da Universidade e se acreditam ser necessário o diálogo entre os dois entes. Assim sendo, um projeto de extensão foi criado, ocorrendo encontros com um grupo de estudantes de graduação em Biologia e Pedagogia da UERGS - Unidade Litoral Norte. Os encontros ocorrem num intervalo de tempo de três em três semanas, com a presença da coordenadora, bolsista e inscritos. Antes dos encontros, é disponibilizado para leitura dos participantes, um artigo científico sobre um tema relacionando fé e ciência, base para iniciar o diálogo. No encontro, após uma breve explanação da professora, o espaço é aberto para cada um apontar o seu ponto de vista sobre o assunto. Está em desenvolvimento a aplicação de questionário que permitirá que se obtenha dados concretos, do ponto de vista dos alunos, sobre o contexto fé e ciência na vida do universitário. Através do grupo foi possível analisar as falas dos participantes, observando que a grande maioria deles não veem sendo instigados a ter pensamento crítico sobre a fé. Nas reuniões realizadas os alunos da Pedagogia não demonstraram conflito na abordagem sobre fé e ciência no curso, diferente dos alunos da Biologia, que percebem o conflito imposto pela Universidade.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica