JORNAL METAMORFOSE: ACEITAÇÃO DA FERRAMENTA ONLINE E IMPRESSA NA UERGS

  • Autor
  • Endrio Rodrigo Webers
  • Co-autores
  • Patrícia Inês Kemper Back , Julyana Quaresma Azeredo , Mastrângello Enivar Lanzanova , Luciane Sippert
  • Resumo
  •  

    O Jornal Metamorfose da UERGS – Campus Regional IV (Três Passos e São Luiz Gonzaga) tem tido um papel fundamental na divulgação da instituição e geração de aprendizagens. Em 2018, no seu quinto ano consecutivo de realização, a fim de verificar se os objetivos do projeto estavam sendo alcançados, sentiu-se a necessidade da avaliação da percepção da comunidade acadêmica e externa da UERGS sobre este meio de comunicação que tem permitido a publicização de produções de alunos, professores e funcionários, bem como de atividades desenvolvidas nas duas unidades. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa quanti-qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa um questionário online, composto por 11 questões, dividas em 3 seções. Das 11 questões, foram escolhidas 3 para este estudo. O estudo contou com perguntas de escolha única e múltipla escolha. O questionário obteve um total de 167 repostas.  Os resultados mostraram que há uma aprovação das matérias publicadas, uma vez que 96,9% consideram as matérias interessantes ou muito interessantes e apenas 3,1% pouco interessantes ou irrelevantes. Com relação à pergunta de única escolha “Você considera que o Jornal Metamorfose tem contribuído para dar uma maior visibilidade para a UERGS e seus projetos? ” 98,5% pessoas responderam que sim, 1,5% que não são relevantes. Sobre a pergunta de múltipla escolha “Como o Jornal Metamorfose contribui para a geração de aprendizagens na UERGS? ”, 66,7% pessoas disseram que o Jornal oportuniza conhecimentos sobre as atividades desenvolvidas no Campus Regional IV, 27,3% Estimula uma maior interação entre comunidade externa, 22,7% Permite aos acadêmicos e a comunidade interagir com textos de diferentes tipos. Portanto, a partir do método adotado, o Jornal Metamorfose (online e impresso) vem auxiliando no aumento da visibilidade da instituição (UERGS) e de suas ações para/com a comunidade, oportunizando conhecimentos sobre as atividades desenvolvidas nas unidades e a geração de aprendizagens.

     

  • Palavras-chave
  • Jornal Acadêmico. Avaliação da Visibilidade. Campus Regional IV
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica