JORNAL “METAMORFOSE”: CONTRIBUIÇÕES PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

  • Autor
  • Endrio Rodrigo Webers
  • Co-autores
  • Daiane Weiss , Patrícia Inês Kemper Back , Mastrângello Enívar Lanzanova , Luciane Sippert
  • Resumo
  • A educação ambiental, pela sua relevância, tem despertado o interesse e a preocupação da sociedade, ocupando cada vez mais espaço nos meios de comunicação. Nesse sentido, considerando a abrangência do Jornal Metamorfose, espaço de divulgação e geração de aprendizagens no Campus Regional IV, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS, sentiu-se a necessidade de avaliar como este meio de comunicação está contribuindo para a inserção e sensibilização da população acadêmica e regional em relação às questões ambientais. Por este viés, a presente pesquisa tem como objetivo investigar como o Jornal Metamorfose tem contribuído para a educação ambiental. Para tanto, realizou-se uma análise quanti-qualitativa das informações de cunho ambiental publicadas nas oito edições impressas, veiculadas no período de 2014 a 2018.  A produção de matérias foi avaliada por meio da análise quantitativa de conteúdo. As publicações foram divididas em duas categorias: artigos de opinião e notícias. Em seguida, foi realizada a análise quantitativa do material coletado. Pelos resultados, o jornal publicou cerca de 363 notícias e artigos de opinião no período, sendo que destas, 50 matérias são de cunho ambiental. Isso representa 19,28% das publicações realizadas. Com relação às notícias, observamos um total de 284 publicações, sendo que destas, 52 (18,3%) tem abordagem de cunho ambiental. Com relação aos textos publicados no Jornal no período (2014 - 2018), foram publicados um total de 77 textos, dos quais, 18 (23,37%) continham temáticas ambientais. Portanto, a partir destes resultados é possível afirmar que o Jornal Metamorfose possui potencial para o despertar da sensibilização ambiental. No entanto, indica-se a publicação de mais textos técnicos voltados a esta área e o aumento de publicações sobre a temática ambiental, bem como uma avaliação completa das temáticas abordadas no Jornal e a qualidade de seu conteúdo

  • Palavras-chave
  • Educação Ambiental. Jornal Acadêmico. Meio Ambiente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica