A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NOS ANOS INICIAIS

  • Autor
  • katia molina dodre
  • Co-autores
  • Luciane Sippert
  • Resumo
  •  

    RESUMO

     

     

     

    Este trabalho aborda a contação de histórias, tendo como objetivo geral compreender como os professores trabalham a contação de histórias e a sua importância para o letramento e para o desenvolvimento integral do aluno. Com o objetivo especifico diagnosticar as percepções que os professores possuem com relação à contação de histórias; investigar quais metodologias são empregadas para trabalhar a contação de histórias e quais pressupostos teóricos fundamentam essas práticas, nos anos iniciais, compreender como a contação de histórias estimula a reflexão sobre o meio em que os alunos estão inseridos, a alfabetização e o letramento e por fim sugerir práticas que estimulem a aprendizagem  por meio da contação de histórias. Para tanto, tem-se como suporte teórico Abramovich (1989), Caruso (1992), Cavalcanti (2009), Cademartori (1987), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa realizada a partir de questionários respondidos por quatro professores dos anos iniciais e de revisão bibliográfica de estudos que tratam do tema e trazem contribuições para o entendimento de como as histórias podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem. Os resultados permitem afirmar que todos os sujeitos da pesquisa utilizam-se da metodologia da contação de histórias, demonstrando acreditar na importância que ela tem para o aprendizado do aluno e do quanta esta pode constituir-se em uma ferramenta pedagógica significativa para o desenvolvimento dos alunos nos anos iniciais. Além disso, o estudo demonstrou que indiferentemente da faixa etária do aluno a contação pode ser feita de várias formas podendo contemplar a todos e contribuir para o letramento acadêmico e para o desenvolvimento integral do aluno. No entanto, há ainda um caminho a ser percorrido pelos professores, principalmente quanto ao conhecimento teórico/prático para tornar esse trabalho ainda mais efetivo em sala de aula.

     

     

    Palavras-chave: Leitura. Desenvolvimento. Letramento

  • Palavras-chave
  • Leitura, Desenvolvimento, Letramento
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica