Entende-se que a Educação Ambiental (EA) pode modificar hábitos, contribuir para qualidade de vida, sem que haja o desperdício de recursos naturais, e conter a degradação ambiental, possibilitando, assim, o desenvolvimento sustentável. O objetivo deste estudo é proporcionar uma reflexão sobre a importância da EA para a sustentabilidade do planeta. Sabe-se que os recursos naturais são finitos e atualmente os serem humanos gastam mais do que necessário dos bens ambientais. Por esta razão, faz-se imperioso a efetividade da EA em todos os níveis de ensino a fim de despertar por meio da educação formal e não formal uma nova consciência ambiental. A previsão constitucional da Educação Ambiental encontra-se salvaguardada no inciso VI do §1º do artigo 225, ainda, um passo relevante para EA foi traçado, em âmbito nacional, a partir da edição da Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Destaca-se que em 2015, a edição da Agenda da ONU instituiu objetivos cuja concretização dar-se-á até 2030. Busca-se por meio da EA o desenvolvimento de habilidades a fim de garantir que alunos e a sociedade em geral adquiram conhecimentos para promover o desenvolvimento sustentável, uma vez que incita-se adeptos de um novo estilo de vida, valorizando a sustentabilidade do planeta. Deve-se promover um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento com o intuito de desenvolver novos valores ambientais para a preservação do planeta para que as futuras gerações possam usufruir em igualdade de condições dos ambientais. Elucida-se que o presente resumo adota a pesquisa bibliográfica e documental e como técnica de pesquisa e como método de abordagem, o dedutivo. Por fim, verifica-se que pessoas físicas e jurídicas, bem como o poder público, devem envolver-se em ações com o objetivo de modificar atitudes no cotidiano que visem à preservação ambiental.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica