Matemática preparatória para ciências exatas e engenharias 2018

  • Autor
  • Débora Silva Garcia
  • Co-autores
  • Letícia Vieira Guimarães
  • Resumo
  • Os estudantes ingressantes do primeiro semestre do curso de engenharia de computação em Guaíba possuem um nível de reprovação muito alto nas disciplinas que envolvem matemática (em torno de 60%), o que pode ser apontado como uma das causas da evasão. É evidente que possuem dificuldade em conteúdos básicos da matemática. Logo, foi posto em ação o projeto “Matemática Preparatória” com a finalidade de preencher as lacunas que esses alunos apresentam no que lhes foi oferecido durante ensino fundamental e médio. O projeto consiste em encontros semanais, com listas de exercícios para revisão. Conforme as listas são resolvidas, a equipe do projeto, que consiste em uma aluna de bacharelado do curso de Engenharia de Computação, ajuda a sanar dúvidas e reporta as dificuldades a fim de que sejam feitas explicações para a turma ou individuais, assim como resoluções de questões contando com a participação dos alunos. Assim que uma lista é concluída, uma nova é desenvolvida com um novo conteúdo ou com um nível de dificuldade maior. No entanto não foram desenvolvidas atividades avaliativas, pois os alunos participantes já se encontram sobrecarregados com os componentes curriculares do primeiro semestre. Se verifica o abandono do curso de extensão de matemática de uma forma drástica, quando as avaliações nas disciplinas de cálculo e álgebra são insuficientes para aprovação. A fim de termos uma opinião pessoal de cada aluno, desenvolvemos um questionário referente aos encontros, didática e suas dificuldades nas cadeiras do curso de Engenharia de Computação. A grande maioria identificou sua dificuldade em matemática e percebeu que isso prejudicou seu desempenho em disciplinas de exatas. Percebe-se que uma caminhada rumo a índices cada vez mais baixos de reprovação em cadeiras como Cálculo. Logo, espera-se que a cada ano do projeto o desempenho dos alunos aumente e suas lacunas sejam preenchidas.

  • Palavras-chave
  • matemática, abandono, ensino superior, reprovação, exatas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Exatas - Extensão
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica