EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE LEITORES NA REVISTA CACIQUE: REPRESENTAÇÕES MULTICULTURAIS.

  • Autor
  • Lindseiara de Oliveira Peres
  • Co-autores
  • Luísa Castíglia Pedroso
  • Resumo
  •  

     

     

    Orientadora: Ana Maria Bueno Accorsi.

    Co-orientadora: Fani Averbuh Tesseler.

     

     

     

    Resumo

     

    Este trabalho chamado “Educação e Formação de Leitores na Revista Cacique: representações multiculturais”, tem como objetivo analisar as representações multiculturais em relação à sociedade, às etnias, ao gênero, às faixas etárias, às religiões e ideologias políticas apresentadas nos conteúdos do periódico Revista Infantil Cacique que foi publicada entre 1954 e 1963 pelo Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa tem abordagem de cunho qualitativo e quantitativo numa análise documental com base bibliográfica. A partir de uma catalogação dos tipos de representações socioculturais, busca-se identificar quantitativamente os sujeitos e suas características classificando-os dentro de uma perspectiva de posição social, de cada sujeito, na época em que periódico foi publicado. Indagar as concepções de leitura e leitor da revista numa relação intrínseca entre educação e cultura. Além disso, tem a intenção de problematizar as concepções estudadas para a educação de hoje e identificar os efeitos sociais a quem era endereçada. Este estudo contribui às análises do projeto intitulado “Educação e Formação de Leitores na Revista Cacique: concepções, rastreamentos e endereçamentos” que constata a hipótese da revista Cacique, constituir-se num modo de controle institucional para formar leitores e proporcionar às novas classes sociais em formação nas cidades em crescimento, educação e disciplina modelar, acreditando que seus leitores devem ser ensinados na perspectiva da moral ou das virtudes cristãs por meio de um periódico com função moralizadora, cívica, patriótica e social, buscando manter e justificar a ordem social em construção.Na constatação que a Revista Cacique tornou-se um acervo especial, isto é, de acesso restrito, criou-se um projeto paralelo de digitalização da coleção para a criação de um acervo virtual, o qual ficará disponível à comunidade acadêmica na plataforma Pergamum-Sistema Integrado de Bibliotecas da Uergs.

     

  • Palavras-chave
  • Palavras- chave: Formação de leitor. Multiculturalismo. Letras. Educação. Sociedade. Cultura. Revista Cacique.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica