A Licenciatura em Artes Visuais em Vídeos Institucionais de Universidades Brasileiras

  • Autor
  • Raphael Junior Almeida Batista
  • Co-autores
  • Jordana dos Santos Lima , Carmen Lúcia Capra
  • Resumo
  • O trabalho apresenta a pesquisa “A Licenciatura em Artes Visuais em Vídeos Institucionais de Universidades Brasileiras”, vinculada ao Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais, que objetiva analisar os modos como esse curso é apresentado, a fim de problematizá-los. A metodologia compreendeu buscas nos canais das universidades no Youtube, onde primeiramente foram identificados os dados informativo-descritivos referentes às instituições. Após, cada um dos 16 vídeos foram descritos, considerando quem constitui as cenas, o local e o tema abordado e, além disso, foi traçado um panorama que caracteriza as instituições em privadas ou públicas, o estado onde se localizam, se são universidades ou faculdades, se a modalidade é presencial ou à distância e o ano de publicação dos vídeos. Até o momento, nota-se que na apresentação dos cursos de licenciatura em artes visuais tende a persistir o cerne do bacharelado em artes visuais ou da formação do artista, geralmente demonstrando o delineamento curricular a partir dos fazeres de ateliê. Ao mesmo tempo em que são importantes à formação docente, o objetivo da licenciatura é formar educadores que promovam a construção de saberes em arte por meio de uma diversidade de experiências que não apenas as da prática artística. A partir disso, são traçadas relações com a baixa procura por cursos de licenciatura e a importância de uma formação docente que dê conta de itens de relevância social, como o cumprimento da Lei n. 10639/03, que visa garantir o ensino da cultura afro-brasileira. É de grande relevância a análise das formas de apresentar a licenciatura em artes visuais para pensar em uma formação de professores qualificada e que tenha um suporte acadêmico consistente para exercer a docência em artes visuais na educação básica, junto às demandas socioculturais que necessitam de atenção, tratando as diversidades presentes em nosso país.

  • Palavras-chave
  • Licenciatura, artes visuais, formação docente, vídeos institucionais
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica