A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE JOGOS E A ATUAÇÃO DOS GESTORES AMBIENTAIS

  • Autor
  • DANIELA BIERHALS DE BORBA
  • Co-autores
  • Daniela Cristina Haas Limberger , ARQUES ETAMAR CONCEICAO MAGALHAES , CLERIA DOS SANTOS GOULARTE , ANDRIELE PEREIRA OLMOS
  • Resumo
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    Abordou-se a formação de profissionais na área de Gestão Ambiental que devem lidar com processos educativos relacionados à Educação Ambiental. Essa, deve ter uma perspectiva transformadora e basear-se no diálogo e troca de experiências. Este trabalho realizado durante as aulas da disciplina de Educação para Sustentabilidade, turmas 2017/2018, do Curso de Gestão Ambiental da Unidade da UERGS em Tapes, buscou aliar as potencialidades dos jogos educativos, com os atuais objetivos da Educação Ambiental. Acredita-se que, jogos amparados por uma metodologia, conteúdos e objetivos específicos possam trazer contribuições significativas para estas ações. Como estratégia didática optou-se pela valorização da fauna local, uma vez que a educação ambiental prima pela construção de valores e um repensar nas atitudes e que podem ser usados para iniciar um conteúdo, ou mesmo finalizar um assunto. Por serem artesanais, estes jogos podem ser replicados para uso pedagógico nas escolas. O Jogo da memória, teve como objetivo levar os participantes a encontrar os pares de cartas de igual conteúdo, onde no final, o participante com mais pares é o vencedor. O jogo, não visa estimular a competição, e sim despertar a identificação de diversas espécies animais. Já o Jogo de Tabuleiro, tem como objetivo chegar ao final da trilha disposta no tabuleiro e responder às diversas perguntas, sendo que a atividade não é apenas o ato de jogar, mas sim aprender brincando. Dessa forma, a aplicação dos jogos contextualizados com a realidade vivida oportuniza uma reflexão, pois, após conectadas e assimiladas as informações, o aluno pode ser capaz de compreender como cada ação individual pode ser importante para o meio ambiente. Ainda, é primordial que o gestor ambiental tenha formação e experiência em Educação Ambiental, sendo ela transformadora, do contrário, a formação vai privilegiar os aspectos técnicos e cognitivos apenas, relegando a complexidade da Educação Ambiental.

  • Palavras-chave
  • Educação Ambiental. Jogos Educativos. Gestão Ambiental.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
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