Este trabalho, intitulado “Acervo digital da Revista Cacique: uma relevância educacional”, faz parte dos projetos de pesquisa “Educação e Formação de Leitores na Revista Cacique: concepções, rastreamentos e endereçamentos” e “Educação e Formação de Leitores na Revista Cacique: representações multiculturais”. Os objetivos deste estudo são fundamentar porque a Revista Infantil Cacique é uma obra rara, a importância da criação do acervo digital, à disponibilidade de análises dos conteúdos das revistas, para uma investigação dos paradigmas educacionais e argumentar da valia de preservação patrimonial desses periódicos. Diante de tantos desafios na educação contemporânea, busca-se, com esse projeto de cunho qualitativo e com etapas exploratórias, avaliar conceitos e conteúdos que possam contribuir na construção de um novo arquétipo educacional no processo de aprendizagem à formação de leitores. O processo consiste, principalmente, na catalogação e análise das revistas. Com base nos critérios de obras raras da Biblioteca Nacional e, sendo esses periódicos, um produto da Secretaria de Educação e Cultura - SEC e criação do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais – CPOE/RS, no século 20, de edição limitada e de acervo especial, é notória a necessidade da criação virtual dessas revistas como conservação da memória histórica da educação do Rio Grande do Sul e da preservação do acervo físico dessas obras. Para assegurar o acesso à continuidade deste estudo, o acervo está sendo catalogado na plataforma Pergamum-Sistema Integrado de Bibliotecas da Uergsonde ficará disponível para a comunidade acadêmica.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica