ACERVO DIGITAL DA REVISTA CACIQUE: UMA RELEVÂNCIA EDUCACIONAL.

  • Autor
  • Luísa Catiglia Pedroso
  • Co-autores
  • Lindseiara de Oliveira Peres
  • Resumo
  • Este trabalho, intitulado “Acervo digital da Revista Cacique: uma relevância educacional”, faz parte dos projetos de pesquisa “Educação e Formação de Leitores na Revista Cacique: concepções, rastreamentos e endereçamentos” e “Educação e Formação de Leitores na Revista Cacique: representações multiculturais”. Os objetivos deste estudo são fundamentar porque a Revista Infantil Cacique é uma obra rara, a importância da criação do acervo digital, à disponibilidade de análises dos conteúdos das revistas, para uma investigação dos paradigmas educacionais e argumentar da valia de preservação patrimonial desses periódicos. Diante de tantos desafios na educação contemporânea, busca-se, com esse projeto de cunho qualitativo e com etapas exploratórias, avaliar conceitos e conteúdos que possam contribuir na construção de um novo arquétipo educacional no processo de aprendizagem à formação de leitores. O processo consiste, principalmente, na catalogação e análise das revistas. Com base nos critérios de obras raras da Biblioteca Nacional e, sendo esses periódicos, um produto da Secretaria de Educação e Cultura - SEC e criação do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais – CPOE/RS, no século 20, de edição limitada e de acervo especial, é notória a necessidade da criação virtual dessas revistas como conservação da memória  histórica da educação do Rio Grande do Sul e da preservação do acervo físico dessas obras. Para assegurar o acesso à continuidade deste estudo, o acervo está sendo catalogado na plataforma Pergamum-Sistema Integrado de Bibliotecas da Uergsonde ficará disponível para a comunidade acadêmica.   

  • Palavras-chave
  • Acervo; Acervo virtual; Formação do Leitor. Educação. Linguagem. Sociedade. Revista Cacique; Preservação; Digitalização.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica