A qualidade sensorial do alimento e a manutenção da mesma favorecem a fidelidade do consumidor a um produto específico em um mercado cada vez mais exigente, com base nesses aspectos e considerando a importância da qualidade na indústria de alimentos realiza-se o teste de aceitação de produtos. Deste modo o objetivo deste trabalho foi comparar os atributos sensoriais de aceitação de três marcas de refrigerante sabor guaraná (A, B, C), sendo uma delas nova no mercado. O teste de aceitação empregado foi para descrever as principais características dos alimentos (aparência, aroma, sabor e impressão global), utilizou-se a escala hedônica estruturada de nove pontos para verificar o quanto gostaram ou desgostaram das amostras. As avaliações ocorreram em sala de aula do prédio da UAB de Três Passos. As amostras foram codificadas com números de três dígitos aleatórios e servidas (temperatura de 7º C) aos julgadores, em copos descartáveis (50 ml) para avaliação da aparência, aroma, sabor e da impressão global. A equipe de julgadores foi composta por 30 indivíduos para levantamento dos atributos sensoriais através do método de aceitação. Em seguida, os dados foram submetidos à Análise de Variância (ANOVA), pelo teste de TUKEY a 5% de probabilidade para analisar se havia ou não diferença estatística entre as diferentes amostras. As amostras da marca A e B se sobressaíram na aparência, em relação a amostra da marca C. Nas avaliações de sabor e aroma, as três marcas tiveram resultados estatisticamente iguais, não mostrando diferença significativa. Em relação a impressão global, as amostras das marcas A, B e C não diferiram estatisticamente entre si, porém houve uma diferença entre as amostras de A e C, onde a amostra da marca A foi superior em relação a da marca C.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica