EDUCOMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: PRODUÇÃO DE VIDEODOCUMENTÁRIOS EM SALA DE AULA

  • Autor
  • DANIELA BIERHALS DE BORBA
  • Co-autores
  • Daniela Cristina Haas Limberger , CLERIA DOS SANTOS GOULARTE , GUILHERME THIAGO CIDADE SPEROTTO , ARQUES ETAMAR CONCEICAO MAGALHAES
  • Resumo
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    Assumir o papel crucial na formação do gestor, uma vez que roga-se imputar ao elemento humano não apenas esse papel, mas de considerá-lo como parte da natureza, traz para rotina destes profissionais, uma ação transdisciplinar. A educomunicação associa a comunicação e a educação para sensibilizar quanto à proteção ambiental através da utilização dos recursos de mídia. Educação Ambiental deve ser um processo que conduzir às pessoas, especialmente os futuros Gestores Ambientais, a compreensão crítica do ambiente, para assim, elucidar valores e desenvolver atitudes. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho, foi analisar o impacto do uso da educomunicação junto aos discentes do Curso de Gestão Ambiental, da UERGS. Acredita-se numa proposta de ensino acadêmico que promova a aprendizagem por meio da reflexão e da apresentação de desafios, na forma de objetos de aprendizagem no formato de vídeos, leve informações para outras comunidades escolares. Foram gerados diversos videodocumentários ao longo de 2017/2018, onde através da pesquisa-ação os discentes desempenharam um papel ativo para apreciar problemas encontrados. O meio ambiente foi a fonte direta de dados, conforme perspectiva dos participantes dentro de suas futuras atuações para sensibilização quanto a preservação ambiental local Foi escolhido como subtópico o tema resíduos sólidos. Além de filmar, mostrou-se importante a edição, a seleção de cenas, a trilha sonora. A prática dos Gestores Ambientais no âmbito da Educação Ambiental necessita de atividades de campo para atingir seus objetivos, consagrados nesta atividade de educomunicação. Assim, construíram conceitos atrelados à percepção de sua atuação profissional, promovendo a prática voltada para a construção de uma educação para a sustentabilidade, promotora da inclusão social e o desenvolvimento regional, intuito maior da universidade pública.

  • Palavras-chave
  • Educomunicação. Educação Ambiental. Videodocumentarios.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
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