Dança na Educação Infantil

  • Autor
  • Jennifer Adane Mór
  • Co-autores
  • Natália Martins Gomes , Liziane Salvadori Domingues , Patricia Wentz de Moraes , Kátia Salib Deffaci
  • Resumo
  • Essa apresentação é um relato de experiência do Projeto de Extensão “Dança na Educação Infantil”. O objetivo do projeto é promover encontros de atividades de Dança de alunos(as) da Graduação em Dança: Licenciatura com crianças de 4 e 5 anos em uma EMEI no município de Montenegro/RS. O encontros são originados previamente em reuniões de estudo do projeto, em que as contribuições da Educação Somática para a formação do(a) licenciado(a) em Dança são investigadas através da metodologia da Prática como Pesquisa (Practice as Research – PaR). A Educação Somática é um recente campo do conhecimento formado por um conjunto de técnicas corporais que visa atuar com o ser humano como um todo: sistêmico/holístico/não-segmentado. Nas últimas décadas, a Educação Somática tem participado cada vez mais da formação em Dança. Assim, o presente projeto de extensão pretende propiciar um espaço de prática e descoberta de possibilidades e potencialidades do recente conhecimento da Educação Somática na formação do licenciado(a) em Dança na etapa da Educação Infantil, assim como ofertar atividades de Dança para as crianças da EMEI participante. A Educação Infantil foi escolhida como foco de atuação do projeto por se considerar sua importância fundamental no desenvolvimento infantil, atendendo aos direitos da criança de acesso à Arte e à Cultura, e também pela expectativa de contribuir com uma área ainda carente de atualização no estudo de Dança com Crianças. Até o momento foram realizados dois encontros, com duas turmas de crianças de 5 anos de idade. Como resultado parcial, na metodologia da PaR, os encontros realizados apontam para novas propostas nas próximas quatro edições ainda previstas, que abarquem o aprofundamento das conexões entre Corpo, Dinâmica, Espaço e Relações na Dança com Crianças. É previsto o registro e descrição de todo processo, de forma a estimular tanto publicações como um futuro projeto de pesquisa.

  • Palavras-chave
  • Dança, Licenciatura, Educação Somática, Criança, Educação Infantil
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica