MELIPONíNEOS NA ESCOLA

  • Autor
  • Natália Freitas Scherer
  • Co-autores
  • Mônica Vizzotto Reffatti
  • Resumo
  • Conhecidos como abelhas sem ferrão, os meliponíneos há muito estão espalhados pelos continentes,. Existem relatos de sua existência e do aproveitamento de seu mel, pólen e resinas desde o período pré-colonização, sendo por isso também chamados de abelhas nativas ou indígenas. Embora sejam imprescindíveis para a manutenção dos ecossistemas terrestres, essas espécies ainda são menos conhecidas e estudadas quando comparado àquelas com ferrão. Este trabalho tem como objetivo auxiliar na preservação das espécies de meliponíneos através da conscientização da comunidade municipal de Cachoeira do Sul/RS sobre a importância ecológica destas abelhas e sua preservação. Com este mesmo intuito, se objetiva a captura e manutenção de enxames destas espécies. A primeira etapa do projeto compreende a realização de palestras em escolas, da rede pública municipal e estadual, localizadas na zona urbana e rural do município. A etapa seguinte, realizada no período de maior floração (setembro/outubro), envolve a confecção e instalação, por parte dos estudantes, de ninhos-isca, para atrair e capturar enxames, e o preparo de canteiros com plantas melíferas, para auxiliar na atração das abelhas indígenas. Após a captura, os enxames serão transferidos para caixas racionais e seu desenvolvimento monitorado semanalmente por “alunos tutores”. Desta forma, cada escola terá o seu meliponário, supervisionado por estudantes da própria instituição e pelos responsáveis do projeto. Até o momento, a primeira etapa do trabalho ocorreu em uma escola municipal da zona rural cachoeirense, onde realizou-se uma palestra para alunos do 5° ao 9° ano do ensino fundamental, contemplando aproximadamente 40 estudantes, e outra para alunos do 1° ao 4° ano, aproximadamente 50 alunos, além de professores e funcionários. A comunidade escolar demonstrou grande interesse pelo tema abordado e pela implementação do projeto. Da mesma forma, outras duas escolas estaduais da zona urbana já estão agendadas e, conforme demonstrem interesse, outras poderão ingressar no projeto.

  • Palavras-chave
  • Abelhas nativas, Biodiversidade, Polinização
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica