Projeto idealizado por duas estudantes do Curso Graduação em Música: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, objetiva atender a educação musical no âmbito da educação especial, em específico a Síndrome de Down ou trissomia 21. Uma alteração genética que ocorre no cromossomo 21 das células, estas ficando com 47 cromossomos ao invés de 46 como normalmente. Síndrome é a ocorrência genética mais comum que existe, acontecendo em cerca de um a cada 700 nascimentos, independentemente de raça, país, religião ou condição econômica da família. Esta alteração genética traz para os indivíduos algumas características que são importantes serem levadas em consideração ao prepararmos o plano de aula, pois alguns fatores facilitam ou dificultam a aprendizagem do indivíduo com Síndrome de Down (SD), mas sem esquecer que todo indivíduo é único e possui características próprias. Este projeto tem por objetivo geral musicalizar alunos com Síndrome de Down, e por objetivos específicos promover atividades de musicalização, produzir material didático apropriado e incentivar a socialização. Amparado por conceitos de educação musical apresentados por Swanwick (2003). Para tal, emprega-se a metodologia de projeto de ensino (Dewey, 1979), por acreditar que seja adequada para incentivar os alunos a produzir conhecimento conforme suas características e anseios. O projeto está em andamento, apresentando resultados satisfatórios e acredita-se que se configure como importante instrumento de aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante a graduação.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica