O estudo analisou as metodologias de ensino das Danças Urbanas na formação de seus dançarinos e intérpretes-criadores da Cia Jovem de Dança de Porto Alegre, localizado na Cia de Arte. Essa pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa descritiva, predominando seu caráter etnográfico, a partir das autoras Isabel Marques e Marcia Strazzacapa, tendo como instrumento a observação participante e o diário de campo e com ferramenta auxiliar a entrevista, para tal, foi utilizada materiais questionário de perguntas e gravador de voz. Os dados foram coletados com depoimentos da Diretora, dos coreógrafos e dançarinos. Os dois dançarinos entrevistados fazem parte de um grupo de vinte, sendo alunos selecionados das cinco Escolas Preparatórias de Dança - EPDS, que funcionam em escolas municipais da periferia de Porto Alegre atendendo 500 jovens. Observou-se que os professores utilizaram diversificadas metodologias em suas práticas, mesmo em aulas de técnicas específicas. O projeto das Escolas Preparatórias de Dança e da Cia Jovem proporcionam um desenvolvimento cultural muito promissório para a Dança na comunidade. Desenvolvem oportunidades para estes jovens que buscam a profissionalização. Além do mais, exercita o reconhecimento para o incentivo desses projetos, para com o poder público e com a comunidade em si. O intuito desse trabalho é incentivar a pesquisa e a criação por parte dos docentes, em busca de uma diversificação metodológica no campo do ensino da dança, que acompanhe os processos sociais, políticos e culturais, que estão em constante transformação.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica