Danças Urbanas e a formação de seus dançarinos; Metodologias tradicionais e contemporâneas

  • Autor
  • Karina Rolim da Silva
  • Co-autores
  • Aline da Silva Pinto
  • Resumo
  •  

    O estudo analisou as metodologias de ensino das Danças Urbanas na formação de seus dançarinos e intérpretes-criadores da Cia Jovem de Dança de Porto Alegre, localizado na Cia de Arte. Essa pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa descritiva, predominando seu caráter etnográfico, a partir das autoras Isabel Marques e Marcia Strazzacapa, tendo como instrumento a observação participante e o diário de campo e com ferramenta auxiliar a entrevista, para tal, foi utilizada materiais questionário de perguntas e gravador de voz. Os dados foram coletados com depoimentos da Diretora, dos coreógrafos e dançarinos. Os dois dançarinos entrevistados fazem parte de um grupo de vinte, sendo alunos selecionados das cinco Escolas Preparatórias de Dança - EPDS, que funcionam em escolas municipais da periferia de Porto Alegre atendendo 500 jovens. Observou-se que os professores utilizaram diversificadas metodologias em suas práticas, mesmo em aulas de técnicas específicas. O projeto das Escolas Preparatórias de Dança e da Cia Jovem proporcionam um desenvolvimento cultural muito promissório para a Dança na comunidade. Desenvolvem oportunidades para estes jovens que buscam a profissionalização. Além do mais, exercita o reconhecimento para o incentivo desses projetos, para com o poder público e com a comunidade em si. O intuito desse trabalho é incentivar a pesquisa e a criação por parte dos docentes, em busca de uma diversificação metodológica no campo do ensino da dança, que acompanhe os processos sociais, políticos e culturais, que estão em constante transformação.

     

     

  • Palavras-chave
  • Danças Urbanas, Metodologias, Ensino, Contemporaneidade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica