A inclusão social e educacional de crianças e adolescentes no âmbito escolar

  • Autor
  • Silvane Inês Pieczkowski
  • Co-autores
  • Ana Luiza Barbosa Maciel , Tatiana Luiza Rech (orientadora)
  • Resumo
  •  

    Este empreendimento apresenta um estudo sobre a inclusão social e educacional de crianças e adolescentes de lares de acolhimento no âmbito escolar, no município de Cruz Alta/RS. O estudo teve como objetivo principal, mostrar como está ocorrendo a inclusão desses indivíduos dentro da escola; pesquisar quantos alunos residem nos lares de acolhimento do município e quantos encontram-se nas escolas e, verificar como se dá o relacionamento dos mesmos com os demais colegas em sala de aula. Para isso, como metodologia realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo,  que ocorreu, basicamente a partir de dois tipos de pesquisa: a pesquisa de campo e a pesquisa bibliográfica, na qual foi aplicado um questionário semiestruturado com 15 (quinze) professores que convivem atualmente com as crianças e adolescentes no contexto escolar. A pesquisa está amparada teoricamente por Maura Corcini Lopes Lopes (2007) e Alfredo Veiga-Neto (2001). Como resultados iniciais, constatou-se que há 13 (treze) crianças matriculadas nas escolas pesquisadas. A partir das análises dos dados, constatou-se que na visão das professoras, a inclusão social e educacional desses alunos está ocorrendo nas escolas, pois as crianças e os adolescentes estão sendo acolhidos pelos demais alunos de maneira “natural” e tratados igualmente pelos professores em sala de aula. Outro fator importante, é que a maioria das professoras entrevistadas caracterizaram estes alunos como “carentes”, sendo que, muitos destes indivíduos possuem inúmeras dificuldades de aprendizagem e de convivência com seus colegas, pois acredita-se que um dos fatores seja a baixa estima. Portanto, pode-se observar que, a inclusão de crianças e adolescentes do lar de acolhimento é muito importante, pois apesar desses alunos não terem a estrutura familiar desejada como base, eles encontram apoio no ambiente escolar, o que é fundamental para o desenvolvimento integral, bem como para que tenham condições mais igualitárias de aprendizagem.

     

  • Palavras-chave
  • Inclusão social, Inclusão educacional, Criança, Adolescente, Lar de acolhimento
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
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