ENSINO RELIGIOSO: URGÊNCIA POR ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

  • Autor
  • Jeferson Leite Leal
  • Co-autores
  • Veronice Camargo da Silva
  • Resumo
  • O conhecimento religioso como patrimônio da humanidade necessita estar à disposição na escola e promover aos educandos oportunidades de se tornarem capazes de entender os movimentos específicos das diversas culturas (JUNQUEIRA e RODRIGUES, 2013). A presente pesquisa tem por objetivo geral compreender as ações movidas no âmbito da Secretaria Municipal de Educação/SMED de Bagé-RS para atender a demanda de professores com formação especifica para ministrar a disciplina de ensino religioso. Como objetivos específicos: verificar se o professor que ministra a disciplina de ensino religioso possui qualificação para exercer a função e identificar como os mesmos são escolhidos pela SMED para atuar na disciplina de ensino religioso. Diante disso, optou-se pelo estudo de caso com abordagem qualitativa. Como instrumento foi realizada uma entrevista com um profissional que atua na SMED. O corpo docente que atende as escolas do município é constituído, aproximadamente, de mil e duzentos professores no total. Desses, quarenta exercem a docência no Ensino Religioso. Nenhum professor possui qualificação específica para ministrar a disciplina de ensino religioso.  Ainda, de acordo com a SMED, a escolha desse professor é feita quando o profissional está com sua carga horária sobrando, ou seja, os professores que atuam com essa disciplina são qualificados em outras áreas e, portanto, não possuem formação que os habilitem para atuar como docentes na disciplina. Destaca-se que a Resolução nº 256 de 22 de março de 2000 regulamentou a habilitação de professores de Ensino Religioso. A lei prevê que para lecionar o componente curricular Ensino Religioso o professor deve ter, no mínimo, quatrocentas horas de formação, revelando e trazendo à tona um assunto que até então, não tem sido observado pelas instituições de Ensino Superior que consiste na urgência de abertura de cursos para formação específica do docente em ensino religioso. 

  • Palavras-chave
  • Professor Ensino Religioso, Ensino Religioso, Escola Municipal de Bagé
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
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