O conhecimento religioso como patrimônio da humanidade necessita estar à disposição na escola e promover aos educandos oportunidades de se tornarem capazes de entender os movimentos específicos das diversas culturas (JUNQUEIRA e RODRIGUES, 2013). A presente pesquisa tem por objetivo geral compreender as ações movidas no âmbito da Secretaria Municipal de Educação/SMED de Bagé-RS para atender a demanda de professores com formação especifica para ministrar a disciplina de ensino religioso. Como objetivos específicos: verificar se o professor que ministra a disciplina de ensino religioso possui qualificação para exercer a função e identificar como os mesmos são escolhidos pela SMED para atuar na disciplina de ensino religioso. Diante disso, optou-se pelo estudo de caso com abordagem qualitativa. Como instrumento foi realizada uma entrevista com um profissional que atua na SMED. O corpo docente que atende as escolas do município é constituído, aproximadamente, de mil e duzentos professores no total. Desses, quarenta exercem a docência no Ensino Religioso. Nenhum professor possui qualificação específica para ministrar a disciplina de ensino religioso. Ainda, de acordo com a SMED, a escolha desse professor é feita quando o profissional está com sua carga horária sobrando, ou seja, os professores que atuam com essa disciplina são qualificados em outras áreas e, portanto, não possuem formação que os habilitem para atuar como docentes na disciplina. Destaca-se que a Resolução nº 256 de 22 de março de 2000 regulamentou a habilitação de professores de Ensino Religioso. A lei prevê que para lecionar o componente curricular Ensino Religioso o professor deve ter, no mínimo, quatrocentas horas de formação, revelando e trazendo à tona um assunto que até então, não tem sido observado pelas instituições de Ensino Superior que consiste na urgência de abertura de cursos para formação específica do docente em ensino religioso.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica