A Lei nº 9475, de 22 de julho de 1997, defende que o Ensino Religioso é “parte integrante da formação básica do cidadão”. A Base Nacional Comum Curricular, por sua vez, estabelece que os saberes trabalhados no ensino religioso devem permitir aos alunos conhecer as identidades, alteridades, manifestações, ritos e representações religiosas. Tanto na formação inicial como na continuada é necessário que o professor obtenha uma qualificação pedagógica e em campos específicos com saberes que o ajudarão no exercício de sua profissão (BEILLEROT, 2001). A presente pesquisa tem por objetivo geral verificar até que ponto professor se sente preparado para atuar na disciplina de Ensino Religioso, bem como constatar como os mesmos concebem o Ensino Religioso. A partir de um estudo de caso foi aplicado um questionário a 43 professores de uma escola municipal do município de Bagé, denominados como P1, P2 e assim, sucessivamente. Os dados apontam que os professores foram unanimes em dizer que não se sentem qualificados para lecionar a disciplina de Ensino Religioso. Para muitos professores o ensino religioso é, ainda, concebido como uma disciplina onde se ensinam valores. É possível constatar na fala do P7 ao dizer que “o ensino religioso transmite valores que são importantes para a formação integral do ser humano”. Por outro lado, destaca-se a fala de P20 ao revelar que trabalhar com Ensino Religioso vai além de trabalhar valores ao dizer que “O ensino religioso não é somente conhecer os valores, ou seja, trabalhar valores, virtudes, e outros: é buscar conhecer todas as religiões, como a história, música, ritos, sobre a religiosidade”. Pode-se inferir que o ensino religioso envolve um campo bastante amplo do conhecimento humano, que parte da história da própria humanidade, passando pelas diferentes manifestações religiosas dos povos, da cultura e das tradições dos mesmos.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica