O Ensino Religioso como uma disciplina voltada para a formação humana demanda de preparação, dedicação e atenção dos professores para que consigam atrair o aluno, já que apesar de obrigatória na grade curricular é opcional aos estudantes. Soma-se a isso o desafio relacionado à pluralidade de religiões e a necessidade de posicionar-se de forma inter-religiosa. As marcas históricas da disciplina como não obrigatória no currículo da Educação Básica, ainda traz visões distorcidas, sendo colocada, por vezes em segundo plano. Dessa forma, este estudo tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas no ensino religioso por docentes de escolas municipais de Bagé – RS. Como metodologia será realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário estruturado a esses professores com vistas a compreender a dinâmica de sala de aula, sendo ainda possível identificar a adesão dos alunos à disciplina. Nesse contexto, considerando o Ensino Religioso como atuante na formação ética do indivíduo, trata-se de um estudo relevante socialmente, pois a partir da compreensão dessas práticas pedagógicas é possível identificar erros e falhas, o que possibilita, consequentemente, o alinhamento e correção com fins de melhoria na qualidade do ensino. Lembra-se que o Ensino Religioso não deve ser entendido como doutrinação dos alunos em prol de uma só crença ou religião, mas sim como responsável por apresentar a pluralidade religiosa no mundo, esperando que, com isso, sejam tolerantes e respeitosos à crença do próximo, respeitando o Estado laico estabelecido no art.5°, inciso VII da Constituição Federal de 1988.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica